, Bibliothings: Faça referências bibliográficas de um jeito rápido e fácil
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 24 de março de 2014

Faça referências bibliográficas de um jeito rápido e fácil

A norma da ABNT NBR 6023 determina como se deve  elaborar as referências bibliográficas.  Mesmo que sejam experientes, muitos bibliotecários às vezes têm dificuldade em elaborar referências. Também pudera: são muitos os tipos documentais, e, dependendo de cada um, a ordem de alguns elementos pode mudar de posição.
Para quem tem dificuldades em elaborar referências bibliográficas, há uma ferramenta que, além da facilidade de uso, proporciona rapidez ao elaborar as referências. Esta ferramenta é o MORE.
O MORE (Mecanismo On-line para Referências) é uma ferramenta gratuita que produz automaticamente referências bibliográficas e citações nos padrões da ABNT. O programa automatiza alguns processos, tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

O uso da ferramenta é muito simples: basta preencher informações como autor, título, dentre outras, em formulário próprio e clicar em “Gerar Referência e Citações”. Após este procedimento, basta copiar e colar no seu texto a referência e as citações geradas.
Os documentos que podem ser referenciados são os seguintes: monografia no todo, parte de monografia, periódico no todo, artigo de periódico, documentos exclusivos em meio eletrônico, documento jurídico, patente, partitura, filmes e vídeos e slides.
O MORE foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A - RExNet Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes.


Experimente esta ferramenta agora mesmo e facilite o seu trabalho de elaboração de referências bibliográficas!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário