, Bibliothings: Conheça o BASE: uma poderosa ferramenta de busca de informações acadêmicas
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 31 de março de 2014

Conheça o BASE: uma poderosa ferramenta de busca de informações acadêmicas


Você já ouviu falar de algum buscador exclusivo de fontes de informações acadêmicas? Não, não estou falando do Google Acadêmico! Conheça o BASE, um poderoso buscador de variadas fontes de informações acadêmicas nas mais diversas áreas do conhecimento.
BASE ( Bielefeld Academic Search Engine ) é um motor de busca de diversas fontes acadêmicas na internet, especialmente os recursos acadêmicos de acesso aberto. É operado pela Bielefeld University Library, em Bielefeld , Alemanha . Ele é baseado na tecnologia de pesquisa fornecida pela Fast Search & Transfer (FAST), uma empresa norueguesa.  Ele colhe metadados baseados na Open Archives Initiative (OAI) de repositórios digitais científicos que implementam o Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH). Os documentos são indexados utilizando o software da FAST. 

Como o movimento de acesso aberto cresce e prospera, mais e mais servidores de repositórios institucionais estão usando o "Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting" ( OAI-PMH ) para prover seus conteúdos. BASE recolhe, normaliza, e indexa os metadados de tais repositórios. BASE fornece mais de 50 milhões de documentos de aproximadamente 2.900 fontes . Você pode acessar os textos completos de cerca de 75% dos documentos indexados. O Índice é continuamente melhorado , integrando cada vez mais fontes OAI, bem como fontes locais. A Universidade de Bielefeld também alimenta o Blog OAI-PMH, que comunica informações relacionadas com o processo de harvesting (colheita de metadados) e as atividades realizadas para o melhoramento do BASE. Além de metadados OAI , o motor de busca permite que  índices de bibliotecas, que estão contidos em seus sites ou coleções, sejam buscados, tudo isso através de uma única interface de busca.
Em comparação com os motores de busca usuais, é preferível utilizar o BASE pelos seguintes motivos:

  • Recursos intelectualmente selecionados;
  • Somente servidores de arquivos que cumpram com os requisitos específicos de qualidade acadêmica e relevância são incluídos
  • Um inventário de recursos de dados fornece transparência nas pesquisas
  • Divulga os recursos da web e da "Deep Web", que são ignorados pelos motores de busca comerciais;
  • A exibição de resultados de pesquisa inclui dados bibliográficos precisos
  • Há várias opções para classificar a lista de resultados
  • Há opções para limitar o resultado da pesquisa (por autor, assunto, CDD, ano de publicação, coleção, idioma e tipo de documento)
  • Há a possibilidade de Navegação pela CDD (Classificação Decimal de Dewey) e tipo de documento.
Eu já utilizei bastante o BASE para algumas pesquisas de artigos. Conheça o site desta iniciativa.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário