, Bibliothings: 12 de março: Dia do Bibliotecário
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 12 de março de 2014

12 de março: Dia do Bibliotecário

Hoje é a data em que se comemora o Dia do Bibliotecário. O dia 12 de março foi instituído pelo Decreto nº  84.631, de 12 de abril de 1980, data do nascimento do bibliotecário e poeta Manuel Bastos Tigre. Ele foi o primeiro bibliotecário concursado do Brasil, começando a trabalhar no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Depois exerceu suas funções na Biblioteca Nacional, assumindo, anos mais tarde, a Direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, cargo que ocupou mesmo depois de aposentado. Antes de ser bibliotecário, Tigre fora engenheiro, abandonando sua primeira profissão por amor ao ofício bibliotecário.

É inegável o legado que Manuel Bastos Tigre deixou para a biblioteconomia brasileira.
Com o passar dos anos, o papel do bibliotecário foi evoluindo. Os suportes e acervos de que este profissional é encarregado mudaram drasticamente. Não mais preso ao livro, o bibliotecário deve ser o mediador entre a informação e o usuário.
As tecnologias da informação e comunicação exigem um perfil cada vez mais dinâmico.
O mercado de trabalho do bibliotecário cresceu muito nos últimos anos, graças ao desenvolvimento da profissão, às maiores ofertas de vagas em cursos de nível superior, e à grande quantidade de informações produzidas a cada dia.
Apesar das grandes conquistas, ainda há muito a ser feito. O bibliotecário deve cada vez mais buscar seu espaço nesta "Sociedade da Informação", contribuindo de forma relevante para que a informação vá ao encontro de quem a procura. 
Que nós, bibliotecários, possamos ter consciência da função social da nossa profissão e da instituição biblioteca, e que, ao mesmo tempo, possamos inovar na forma de atuar como agentes que tratam a informação, independente de seu suporte.

O blog Bibliothings deseja a todos os profissionais um feliz Dia do Bibliotecário!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário