, Bibliothings: Professoras mineiras criam biblioteca virtual infantil
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 26 de março de 2014

Professoras mineiras criam biblioteca virtual infantil


Premiadas na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil pelo projeto Desenvolvimento de uma biblioteca virtual infantil a partir da construção/produção de textos produzidos por crianças no processo de escolarização, Lauriana Gonçalves de Paiva-Gutierrez e Liliana Mendes estão muito felizes.
Elas desenvolveram a experiência em três turmas de terceiro ano do ensino fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII, escola pública vinculada à Universidade Federal de Juiz de Fora, onde lecionam língua portuguesa. O projeto foi premiado na categoria Temas Específicos, subcategoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo.
A proposta pedagógica que desenvolveram visa ao uso social da leitura e da escrita, de forma articulada ao potencial multimídia das tecnologias educacionais. O produto final foi a construção de uma biblioteca virtual infantil com um acervo composto por textos construídos por crianças em processo de escolarização. Um total de 60 livros escritos pelos alunos faz parte desse acervo, disponível, gratuitamente, no endereço http://www.ufjf.br/bibliotecavirtualinfantil/.

"Quando desenvolvemos uma experiência pedagógica em sala de aula, em muitos momentos não temos a dimensão macro do trabalho", diz Lauriana. "O prêmio nos deu um pouco dessa dimensão, afinal concorremos com muitas experiências pedagógicas de grande qualidade em todo país", analisa a professora, há dez anos no magistério. Bacharel em educação e licenciada em pedagogia, tem mestrado e doutorado em educação. Ela acredita que o trabalho que desenvolveram poderá inspirar novos olhares e possibilidades a inúmeros educadores de todo o país.
"Estamos desenvolvendo novas práticas e abordagens teórico-metodológicas, pensando as potencialidades do trabalho pedagógico com os gêneros digitais a partir da produção textual pelas crianças em processo de alfabetização, a fim de torná-los alunos-autores", diz Liliana. "O prêmio, de alguma forma, nos mostra que estamos desbravando um caminho possível", avalia a pedagoga com mestrado em educação, que está há 22 anos no magistério.
Segundo as professoras, a biblioteca virtual infantil é hoje um projeto em construção permanente, desenvolvido para incentivar os alunos à leitura, em especial aqueles que ainda não criaram e enraizaram o hábito de ler. Elas explicam que essa biblioteca, "além de disponibilizar livros de diversos assuntos, permite que os alunos interajam entre si e suas próprias histórias na construção dos textos."
Elas ainda criaram um espaço para que os leitores encaminhem seus próprios textos, tornando-se também autores, o que possibilita a multiplicação da experiência. As professoras contam que o projeto foi amplamente socializado na região de Juiz de Fora e elas têm obtido relatos de professores que utilizam os livros da biblioteca virtual infantil com seus alunos.
O Prêmio Professores do Brasil foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação a fim de reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. (Fátima Schenini)
Os projetos vencedores da 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil estão no Portal do Professor.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário