, Bibliothings: Biblioteca Mário de Andrade oferece curso de História em Quadrinhos
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 11 de março de 2014

Biblioteca Mário de Andrade oferece curso de História em Quadrinhos

Ensinar os conceitos, técnicas, ferramentas e a bagagem mínima para a produção de histórias em quadrinhos independentes é o objetivo do curso “Quadrinhos independentes - Produza sua própria HQ”, promovido pela Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade entre os dias 17 de março e 8 de abril.

Sob coordenação do historiador, editor e roteirista Raphael Fernandes, que tem em sua equipe o publicitário e ilustrador Gus Morais e a ilustradora e quadrinista Priscila de Paula (PriWi), o curso é dividido em quatro oficinas, cada uma com duas aulas: “Quadrinhos independentes: história, referências, autores e formas de produção”, “Roteiro de quadrinhos e como montar umstoryboard”, “Desenho de quadrinhos: colagem, técnicas básicas e esboço” e “Finalização, impressão, distribuição e divulgação”.


Para participar, não é necessário ser desenhista, o curso é dirigido a interessados com mais de 14 anos e que tenham vontade de entender sobre a produção de quadrinhos independentes e aprender o básico para produzir suas próprias histórias. A proposta das oficinas é fazer um apanhado geral sobre teoria e prática e, também, abordar a questão da atuação do quadrinista no mercado. Fernandes destaca a importância de ver como o desenho funciona em uma história em quadrinhos. “Os participantes irão aprender como contar uma história por meio do desenho”, comenta.

Cada oficina tem duração de 6 horas semanais e podem ser frequentadas de forma independente. O curso é gratuito e, para se inscrever, é preciso enviar email para bma@prefeitura.sp.gov.br, com o assunto “Inscrição - Quadrinhos Independentes”, indicando de qual (quais) oficina(s) deseja partipar.

Veja a programação:

QUADRINHOS INDEPENDENTES - PRODUZA SUA PRÓPRIA HQ
Coord.: Raphael Fernandes (ganhador do Troféu HQMix de Melhor Roteirista Novo Talento em 2013 e editor-chefe do blog de cultura pop Contraversão). Com Gus Morais (ilustrador que, entre outros trabalhos, assina o quadrinho quinzenal “Bytes de memória”, do caderno Tec, da Folha de S. Paulo) e Priscila de Paula (PriWi é ilustradora e atualmente trabalha para diversas revistas, como a MAD). Curso dividido em quatro blocos com duas aulas cada. Oficina 1. Tema: “Quadrinhos independentes: história, referências, autores e formas de produção”; Oficina 2. Tema: “Roteiro de quadrinhos e como montar um storyboard”; Oficina 3. Tema: “Desenho de quadrinhos: colagem, técnicas básicas e esboço”; Oficina 4. Tema: “Finalização, impressão, distribuição e divulgação”.

Serviço: | +14 anos. Não é necessário ter conhecimento prévio de técnicas de desenho. 10 a 15 vagas. Inscrições: mandar e-mail para bma@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Inscrição - “Quadrinhos Independentes”, indicando de qual/quais oficina(s) deseja participar. A presença em todas as etapas do curso dará direito a um certificado de participação. |Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade. Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-1402 / 3775-1401. Dias 17, 18, 24, 25, 31/3, 1º/4, 7 e 8, das 15h às 18h. Grátis

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário