, Bibliothings: Organize seus e-books e arquivos com o Calibre
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

sexta-feira, 28 de março de 2014

Organize seus e-books e arquivos com o Calibre

Você já conhece o Calibre? Caso não conheça, experimente!
O Calibre é um gerenciador de livros eletrônicos open source. É uma ferramenta muito interessante, pois funciona como uma “mini biblioteca digital” em que você tem a possibilidade de adicionar metadados como título, autor e assunto nos seus documentos, o que possibilita melhor recuperação e organização.
O software está disponível para as plataformas Windows, MacOS X e Linux. Para o Windows, há também a versão portable, que permite que o aplicativo possa rodar na máquina somente através do Pendrive, sem instalação.
Como dito anteriormente, o programa permite que sejam inseridos metadados nos documentos. Os metadados padrão são: título, autor, data de adição, data da publicação, tamanho do documento e avaliação. Há a possibilidade de adicionar metadados extras, que também são pesquisáveis. Também é possível baixar metadados de livros na internet, baseado em título, autor ou ISBN existente no arquivo.

Com o Calibre, é possível fazer a conversão de arquivos texto para os principais formatos de e-books, tais como o Epub, o Mobi e o AZW, estes dois últimos da Amazon. Mas caso o usuário não queira converter o seu arquivo para formatos de e-book, não tem problema, pois o uso dos metadados facilita a organização e recuperação do item. Veja a minha biblioteca de artigos de Biblioteconomia, sendo que a maioria está no formato .pdf.


Além de todas estas funções anteriormente citadas, é possível sincronizar a biblioteca do calibre para dispositivos de leitura de e-books, tais como tablets e e-readers. Outra funcionalidade é a possibilidade de baixar notícias de sites ou feeds RSS e acessá-las em formato de livros eletrônicos.
O Calibre tem um leitor de e-books embutido, além de possibilitar acesso remoto a seus documentos através de um servidor de conteúdo on-line.

Acredito que eu sou meio suspeito para falar das vantagens deste programa, pois faço uso do Calibre há muito tempo. Kkkkkk. Mas deixo aqui o link da plataforma, onde é possível que você o conheça e faça download.
Veja também este tutorial sobre o uso do programa:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário