, Bibliothings
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 18 de março de 2014


Em relação à matéria publicada pelo Estado de S. Paulo, e divulgada ontem aqui no blog sobre a Biblioteca Digital do Senado Federal, foi lançada uma nota pela Casa Legislativa esclarecendo a situação. Segue a nota:

“A Biblioteca Digital do Senado foi criada em 2006 e hoje possui 263 mil documentos em texto integral, sendo 253.200 artigos de jornal ou revista. Os documentos são incluídos e disponibilizados para consulta pela internet por digitalização física de recortes ou captura por meio eletrônico. A coleção da Assembleia Nacional Constituinte completa e parte da coleção Presidentes do Senado Federal, ambas veiculadas na imprensa antes de 2004, foram digitalizadas manualmente e totalizam 43.101 arquivos.

O trabalho de inclusão do acervo de jornais e revistas da Biblioteca do Senado na biblioteca digital, recém criada, foi iniciado em 2007 em comemoração aos 20 anos da Constituinte de 1988. São 33.958 arquivos sobre a Constituinte com recortes da época (1987/1988). Em seguida, começou o projeto dos Presidentes do Senado com matérias sobre o então presidente José Sarney, que também foi concluído, e tem 9.143 documentos digitalizados. Importante notar que há um número considerável de documentos comuns às duas coleções.
A biblioteca digital é um projeto permanente do Senado Federal e segue sendo feito por meio de captura eletrônica. Devido à escassez de recursos humanos, o trabalho de digitalização dos recortes de jornais e revistas por scanner, realizado pela Gráfica do Senado, está suspenso. A disponibilização por meio eletrônico encontra dificuldades técnicas e dificuldades relacionadas a direitos autorais e também não está atualizada.
A propósito do questionamento encaminhado por este jornal, presumimos ter havido um equívoco na interpretação do resultado da pesquisa. Quando o usuário seleciona uma das coleções da BDSF, no caso ‘5. Jornais e Revistas[+] [-]’, a primeira informação visualizada são as últimas inclusões (submissões recentes) naquela coleção específica. Para acessar a coleção completa é necessário clicar nas opções que aparecem no topo, à direita da página: Acervo por DataAcervo por Autor,Acervo por TítuloAcervo por Assunto. Outra opção seria ir à pesquisa avançada e pesquisar na coleção desejada.

A direção da Biblioteca considera o trabalho de digitalização de documentos de senadores da República e de temas pertinentes ao Legislativo, feita sem custo adicional para o Senado, de extrema importância para a divulgação da história política brasileira e para a preservação do conhecimento."

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário