, Bibliothings: MEC usa tecnologia da Amazon para distribução de livros didáticos
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

domingo, 23 de março de 2014

MEC usa tecnologia da Amazon para distribução de livros didáticos

A Amazon anunciou nesta terça-feira, 18/3, que sua tecnologia Whispercast foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para um projeto piloto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) usando a internet e os tablets distribuídos para professores do ensino médio. A ideia é modelar um novo canal de distribuição mais ágil para os livros didáticos adquiridos pelo FNDE junto às editoras. Mais de 200 títulos de livros didáticos, de disciplinas variadas, foram digitalizados e estão sendo disponibilizados para download no app da Amazon para a plataforma Android.
Os professores que utilizam o aplicativo gratuito de leitura Kindle conseguem ler, destacar, fazer anotações e utilizar o dicionário diretamente nos livros didáticos, mesmo quando os tablets não estão conectados à Internet. Até o momento, mais de 40 milhões de eTextbooks foram entregues.

O FNDE e a Amazon vêm trabalhando juntos desde meados de 2013, depois que o governo brasileiro adquiriu mais de 460 mil tablets para professores do ensino médio. Através da tecnologia Whispercast o FNDE pode gerenciar o seu catálogo de eTextbooks (Livros Didáticos Digitais), criar as contas dos professores e montar grupos de acordo com a disciplina e a série de modo que os professores só tenham acesso aos livros necessários ao conteúdo programático de cada um. Consegue inclusive saber quem fez ou deixou de fazer o download de determinado livro.
Um diferencial importante no Brasil em relação aos Estados Unidos, onde as escolas usam a plataforma Whispercast para acessar livros estáticos (em PDF e etc) em sua grande maioria, aqui a Amazon converteu os 200 títulos para o formato Kindle e comprimiu esses livros para facilitar o download. A compressão garante que os professores consigam um rápido download mesmo em locais onde a conexão internet não é de boa qualidade. E a conversão no formato Kindle, que eles tenham acesso a recursos como aumento de letra, marcação, etc.


Como funciona
Ao baixarem o app do Kindle e se cadastrarem com as credenciais fornecidas pelo FNDE, os professores já encontram pré-carregados em suas contas os livros que devem usar.  Após o download do livro para o app, os professores podem não só ler, como destacar conteúdos relevantes, fazer anotações e utilizar o dicionário diretamente nos livros didáticos, mesmo com os tablets desconectados da Internet.
"Trabalhando com o FNDE, a Amazon reforçou o Whispercast, que tem sido usado por milhares de escolas nos Estados Unidos, para atender as necessidades dos professores e administradores no Brasil", disse Alex Szapiro, Country Manager da Amazon no Brasil.  “Esperamos trabalhar com o FNDE para alcançar alunos e professores em todas as séries, com o objetivo de contribuir para a melhora da educação no país”, disse o executivo, otimista com o futuro da iniciativa.

Contexto
O plano do MEC é o de que todos os professores da rede pública tenham o próprio tablet. A distribuição começou em 2013 com os professores do ensino médio. Neles o educador tem acesso a conteúdos específicos, cujo objetivo é tornar as aulas mais atraentes. E, nos últimos meses, passou a ter acesso também aos livros didáticos. Este ano, o ministério pretende distribuir tablets também para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas. Ainda não há previsão de quantos professores do ensino fundamental serão contemplados.

Lá fora, a tecnologia Whispercast oferece um único ponto de acesso para fácil compra e distribuição de livros e documentos em formato Kindle para programas educacionais nos e-readers Kindle, tablets Kindle Fire e aplicativos gratuitos de leitura Kindle para iPad, iPhone, celulares e tablets Android, PCs e Macs. E dá a professores e educadores acesso a milhões de livros Kindle, incluindo eTextbooks, livros populares e clássicos gratuitos, que podem facilmente comprar e distribuir para desenvolver programas educacionais por grupos de faixa etária e série. Whispercast também dá suporte para compra e distribuição de aplicativos da Amazon Appstore nos tablets Kindle Fire.

Fonte: IDGNow

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário