, Bibliothings: Alagoas quer ampliar rede de bibliotecas
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

domingo, 16 de março de 2014

Alagoas quer ampliar rede de bibliotecas

Com a referência do município de Arapiraca, que possui nove bibliotecas públicas, sendo oito delas instaladas em praças públicas, os governos federal e estadual querem ampliar o número de espaços de leitura em Alagoas.
Nesta sexta-feira (14), o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Vasconcelos, participou, no auditório do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, da abertura da quarta edição do Programa Mais Bibliotecas, do Ministério da Cultura (Minc).
O evento contou com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice Yale Fernandes (PMDB), a coordenadora-geral do Programa Mais Bibliotecas, Cida Fernandez; coordenadora de Governança do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Rita Lemos; do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e das secretárias municipais de Cultura, Tânia Santos, e de Educação, Ana Valéria Peixoto.

O auditório do Planetário e Casa da Ciência ainda reuniu a representante do Sistema Nacional de Bibliotecas em Alagoas, Wilma Nóbrega, além de secretários municipais de Educação e Cultura de vários municípios alagoanos e até da cidade de Arcoverde, no interior do estado de Pernambuco.
Na oportunidade, o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Vasconcelos, disse que Alagoas tem uma cobertura de 86% de espaços públicos de leitura e pesquisa.
Ele adiantou que a meta para este ano é atingir os 102 municípios alagoanos.
Ainda durante o evento, a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, anunciou a criação do Sistema Municipal de Bibliotecas.
A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Cultura, que também inclui a adoção do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Incentivo do Livro e Leitura, dentre outras ações para o fortalecimento da rede de bibliotecas públicas e da Educação em Arapiraca.
O projeto está sendo enviado à Câmara de Vereadores para análise e posterior aprovação.
“Estamos felizes pelo fato de o governo federal e Ministério da Cultura terem escolhido Arapiraca como referência para a realização deste importante evento”, disse a prefeita Célia Rocha.
Ela fez questão de citar as obras realizadas na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, a exemplo das bibliotecas digitais de bairro, as Arapiraquinhas, que estão sendo ampliadas em seu governo, com a inauguração de mais dois espaços de incentivo à leitura nas comunidades rurais de Canaã e Vila São José, bem como a implantação das dez escolas em tempo integral e o Planetário Municipal.

Fortalecimento

Na ocasião, a coordenadora de Governança do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Rita Lemos, revelou que Arapiraca foi o município escolhido para sediar o encontro, por conta da referência e do trabalho desenvolvido para o fortalecimento das ações de incentivo à leitura e à pesquisa, com a criação e ampliação das bibliotecas de bairros, as Arapiraquinhas.
Ela esclareceu que no Brasil ainda existem 107 municípios sem bibliotecas, “Nossa meta é ajudar na implantação de, pelo menos, uma biblioteca em cada cidade. Esse encontro tem como objetivo ouvir sugestões e apresentar o plano de ações, incluindo os editais, para que possamos atingir essa meta”, explicou.

Fonte: Tribuna Hoje.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário