, Bibliothings: Editora Interciência mostra que o bibliotecário saiu da biblioteca
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 20 de março de 2014

Editora Interciência mostra que o bibliotecário saiu da biblioteca

Em uma época em que muitos concluem, de forma simplista, que o Google é o oráculo do mundo moderno, discutir sobre gestão da informação e do conhecimento é fundamental. Neste cenário, a função do bibliotecário, um dos profissionais que atuam na área, excede as bibliotecas. Nos últimos anos, este profissional tem se dedicado não apenas à gestão de acervos físicos ou ao desenvolvimento de sistemas para a gestão de coleções e manutenção de arquivos digitais. Dentro deste contexto, a Editora Interciência lançou, no final de 2013, “Gestão da Informação e do Conhecimento - Práticas e Reflexões”, com organização de Leonardo Fernandes Souto. 

Para o organizador da obra, o perfil do bibliotecário, vem, há algumas décadas, passando por uma grande transformação. “Em outros países, parece que tal transformação já está um pouco mais acelerada”, acredita Leonardo, “a sociedade está mais consciente das competências deste profissional e de como o bibliotecário pode ajudar as instituições a obter melhores resultados”.
O livro carrega, além das discussões, o propósito de comparar a imagem que muitos possuem dos profissionais bibliotecários com o perfil dos profissionais que colaboraram com a obra. 
De forma geral, o lançamento se trata de uma coletânea de 14 capítulos escritos por 18 colaboradores com formação em biblioteconomia, de diferentes perfis, como consultores, bibliotecários, pesquisadores e docentes. São diversos olhares sobre a gestão da informação e do conhecimento, oriundos de distintos pontos de vista, com foco em atividades e processos relacionados à gestão da informação e do conhecimento, como por exemplo: inteligência competitiva, memória institucional, estratégia empresarial, competência em informação, gestão documental, relacionamento institucional, gestão editorial e gestão da inovação. Todos os autores selecionados por Leonardo são renomados e consagrados, contribuindo para a ampliação da área em nosso país. Por esta amplitude de conceitos, empresários, gestores e profissionais interessados nestas práticas de gestão encontrarão nesta obra informações preciosas.

Dados técnicos da obra


Título: Gestão da Informação e do Conhecimento - Práticas e Reflexões
Editora: Interciência
Ano: 2013
Edição: 1ª
Número de páginas: 312
Formato: 17x24cm
Valor: R$ 56,00
ISBN: 9788571933354
Sobre o organizador

Leonardo Fernandes Souto é Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela PUC de Campinas, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia de Formiga, além de graduando em Administração pela UFF. Em 2013, foi indicado ao Prêmio Prof. Antônio Caetano Dias, na categoria Bibliotecário do Ano, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Rio de Janeiro.

Sobre a Editora Interciência 
Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações no www.editorainterciencia.com.br ou pelo telefone 21.2581-9378.

Fonte: DINO.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário