, Bibliothings: UNIDADE PRISIONAL DE CERES REORGANIZA SUA BIBLIOTECA COM AJUDA DE REEDUCANDOS E VOLUNTÁRIOS
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UNIDADE PRISIONAL DE CERES REORGANIZA SUA BIBLIOTECA COM AJUDA DE REEDUCANDOS E VOLUNTÁRIOS



No último sábado (30) voluntários e reeducandos da Unidade Prisional de Ceres se reuniram para a primeira etapa de organizar os mais de 2 mil títulos que estão à disposição na Biblioteca local.


Pertencente a 7ª Regional Prisional Norte da SAPeJUS, a Unidade tem recebido o destaque da mídia e o reconhecimento da Sociedade pelo modo como tem priorizado a reinserção social dos presos, oportunizando trabalho, estudo, atividades religiosas e culturais. A Biblioteca, que está a inteira disposição deles, conta com Livros didáticos para os que desejam voltar a estudar, enciclopédias, livros jurídicos, romances, clássicos da literatura brasileira, estrangeira, além de livros religiosos, católicos, cristãos, espíritas e adventistas.Uma das voluntárias que auxiliou na organização dos títulos da biblioteca elogiou a iniciativa: "É gratificante poder ajudar, sei que os livros podem trazer consolo, esperança, vontade de mudar de vida."  ela, que é esposa de um dos detentos, aproveitou para fazer um apelo para a doação de livros: "A maioria deles não têm estudo, então procuram por livros menores, fáceis de ler, como livros cristãos e de auto-ajuda, mas infelizmente existem poucos deste tipo aqui na biblioteca, talvez depois desta reportagem as pessoas procurem a unidade para doar". E acrescentou: "Quem sabe alguém não se interessa em organizar um projeto de leitura e reflexão, aqui dentro. Não posso imaginar um trabalho mais relevante do que auxiliar na recuperação de um preso, isto sem dúvida tornaria o mundo um lugar melhor pra se viver".

Na Unidade já existe uma sala de aula climatizada e outras estão em projeto de construção, o que reforça a filosofia de trabalho do Diretor Guilherme Vieira: “Nossa intenção é nos transformar em um complexo que englobe a carceragem com espaço adequado para os presos, além de oferecermos oficinas de trabalho e educação formal e profissionalizante, que nos permita devolver um cidadão efetivamente recuperado para a sociedade". A Unidade Prisional de Ceres tem hoje, cerca de 90 presos, sendo que 90% dos condenados estão inseridos em alguma atividade de trabalho ou de estudo.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário