, Bibliothings: Fundação Tancredo Neves recebe projeto internacional para bibliotecas públicas
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fundação Tancredo Neves recebe projeto internacional para bibliotecas públicas


A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves recebeu na terça-feira, 9, o primeiro evento oficial do projeto “Tô na Rede”, organizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Pública (OSCIP) contratada pela Fundação Bill & Melinda Gates para implementar um projeto pioneiro com bibliotecas no Brasil. A Biblioteca Pública Arthur Vianna foi uma das três selecionadas em todo o País para receber a iniciativa.

O “Tô na Rede” propõe a realização de atividades de interação e treinamento com usuários das bibliotecas selecionadas e com a comunidade que frequenta esses espaços, para transformá-los em centros de informação, cultura e integração social, por meio de tecnologias participativas. 

“A ideia do projeto é treinar bibliotecários e usuários para o atendimento à comunidade. Com uma metodologia participativa, a instituição poderá trazer mais usuários para a biblioteca utilizando a tecnologia. E pra isso é necessário entender qual a demanda da comunidade, dos usuários e dos funcionários”, explicou Daniela Nogueira Greeb, diretora geral do Instituto de Políticas Relacionais.

O objetivo aqui é entender como a biblioteca pode atender a comunidade, e isso é possível com a ajuda da tecnologia”, conta Vanessa Labigalini, diretora de Projetos e Comunicação do Instituto. O projeto irá utilizar a internet como uma forma de “metodologia participativa”, em que os funcionários da Biblioteca Pública Arthur Vianna selecionados para o projeto poderão interagir com os representantes do Instituto e usuários do espaço de leitura, também escolhidos para integrar a ação. A ideia é que 15 jovens sejam selecionados.
Essa integração ocorrerá por meio de oficinas, palestras, leituras, interações nas mídias sociais (como Skype) e outras formas de comunicação, permitindo que os participantes criem mecanismos para divulgar as ações da biblioteca pública e aprimorando a integração com a comunidade.
Na manhã desta quarta-feira, 10, as representantes do Instituto de Políticas Relacionais apresentaram o projeto “Tô na Rede” aos servidores da Fundação Tancredo Neves e selecionaram aqueles com perfil e interesse em participar da ação. Um dos métodos de escolha foi a aplicação de questionários via web (no Telecentro da Biblioteca Arthur Vianna).
Ao todo, o “Tô na Rede” terá duração de dez meses, divididos em sete blocos, e uma das metas é que, ao término desse período, a biblioteca estadual tenha fechado um planejamento para um ano de atividades, o que permitirá a continuidade das ações. Ao final do projeto, também será realizado um grande evento para a comunidade.
Outra ideia do projeto é a criação de um “Guia de Orientação de Metodologias Participativas da Tecnologia da Informação para Bibliotecas Públicas”, um manual que poderá ser utilizado por outras instituições que queiram implementar atividades que já se mostraram exitosas no “Tô na Rede”. A Biblioteca Arthur Vianna também terá a missão de replicar as ações inovadoras e de integração para outras bibliotecas públicas. O projeto tem a parceria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário