, Bibliothings: RESUMO DE CONCURSO: BIG DATA
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

RESUMO DE CONCURSO: BIG DATA



O QUE É BIG DATA

Big Data se refere a conjuntos de dados de grande volume que necessitam de soluções tecnológicas especialmente preparadas para lidar com este exceço de dados, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil.


Como vivemos na sociedade da informação, produzimos grandes quantidades de dados. A título de exemplo, podemos citar a quantidade de transações bancárias que ocorrem no mundo a cada segundo, o volume de dados de redes de telefonia, as informações de gerenciamento de empresas, as redes sociais, que podem determinar vários fatores através das informações dos bancos de dados e os milhões de e-mails trocados entre pessoas e instituições.

Fonte: O Globo


Como a informação é um ativo muito valioso, caso a organização mantenha o controle de todos os dados de forma contínua e organizada, certamente ela irá saber como melhorar um produto, criar uma estratégia de marketing mais eficaz, evitar desperdício de recursos, superar concorrentes, dentre muitos outros benefícios.

Big Data é um termo que surgiu recentemente. Apesar do nome recente, a ideia de usar da melhor forma o banco de dados de uma companhia não é de hoje – há muito tempo os dados já serviam para organizar, guardar e analisar tudo o que acontecia em uma empresa ou instituição. Porém, atualmente as organizações contam com computadores cada vez mais modernos e softwares bastante precisos que auxiliam na coleta e análise eficiente de dados, quase que em tempo real.

Fonte: SAS


OS “5 Vs” DO BIG DATA

No intuito de deixar o conceito de Big Data mais claro, os especialistas resumiram cinco características principais que são a base do conceito: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Vamos a cada um deles:

  • Volume: se refere às enormes quantidades de dados, que crescem de forma exponencial. Muitos fatores contribuem para o aumento do volume de dados. Transações de dados armazenados ao longo dos anos, dados em streaming nas mídias sociais, o aumento da quantidade de dados de sensores que estão sendo coletados etc.
  • Velocidade: neste ponto há duas interpretações possíveis (significa tanto a velocidade de produção dos dados, quanto a sua análise e tratamento). Para o rápido atendimento da demanda, o tratamento dos dados (obtenção, gravação, atualização) deve ser feito em tempo hábil – às vezes em em tempo real. Imagine o transtorno que uma operadora de cartão de crédito teria - e causaria - se demorasse horas para aprovar um transação de um cliente.
  • Variedade: Os volume de dados produzidos atualmente encontram-se em diversos formatos. Há dados estruturados (armazenados em bancos) e dados não estruturados (oriundos de incontáveis fontes, como documentos, imagens, vídeos etc). É necessário saber tratar e relacionar a variedade de dados.
  • Veracidade: Os dados necessitam ser confiáveis, De nada adianta tratar os fatores volume, velocidade e variedade se os dados não forem reais e consistentes.
  • Valor: O valor é uma característica resultante da combinação de todos as demais. Desta forma, o resultado não terá sentido algum se não trouxer benefícios significativos e que compensem todo o investimento.

Fonte: IBM



Veja este vídeo bastante explicativo sobre o conceito:



Agora vamos ver como este conceito foi cobrado em provas:
CESPE/UnB – FUB/2013 – QUESTÃO 103: Entre as características do Big Data, estão os valores de volume, velocidade e variedade, o que exige maior capacidade de manipulação de dados.
Bem, diante dos comentários e do vídeo mostrados acima, não há dúvidas de que a questão esteja CERTA!

Por ser um conceito novo, acredito de daqui para a frente, este tema será tratado em algumas provas. Quem souber, vai ganhar e pontos e deixará seu caminho mais próximo para a aprovação.


Até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário