, Bibliothings: Oficina restaura obras raras da Biblioteca da FMRB
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

domingo, 18 de maio de 2014

Oficina restaura obras raras da Biblioteca da FMRB

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) dá um passo importante na preservação e conservação da história do Maranhão e do país. Técnicos desta e de outras instituições públicas responsáveis pela salvaguarda de documentos históricos no estado participam do projeto de Modernização e Conservação de Acervos, que teve início esta semana com a realização de Oficina de Restauração e Restauro de Papéis, na sede da FMRB, no Convento das Mercês. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).
A oficina é ministrada por técnicos do Arquivo Nacional, do Rio de Janeiro, e teve duração de 10 dias. Além de três técnicos da FMRB, que lidam diariamente com os acervos bibliográfico e textual, participam da atividade funcionários do Arquivo Público do Estado do Maranhão, Palácio Cristo Rei, Universidade Federal do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Curadoria de Bens Culturais do Palácio dos Leões e Casa Josué Montello. Eles terão aulas teóricas e práticas no laboratório de restauração de papéis da FMRB.
Segundo a supervisora da Área de Conservação e Restauração do Arquivo Nacional, Maria Júlia Faissal, a FMRB pediu auxílio para a organização do projeto e no planejamento de sua execução, o que inclui também o treinamento dos técnicos locais. Em um primeiro momento, foram realizadas as aulas teóricas, quando a supervisora pode conhecer um pouco do trabalho realizado nas instituições participantes.
“O grupo é bastante heterogêneo, de várias instituições do estado, cada um com sua experiência. Há pessoal de arquivo, de museus, de biblioteca. Nessa etapa teórica busco uma abordagem que contemple essa parte de papel, porque foi uma área comum entre todas as instituições. Até quem está aqui no museu trabalha nessa área de documentação, apesar de vivenciar outra parte que é a documentação tridimensional”, explicou Maria Júlia Faissal.

Iniciativa - A supervisora ressaltou que esta é uma iniciativa louvável da Fundação, já que na maioria dos lugares falta interesses em buscar auxílio para desenvolver projetos como esse. “O Arquivo Nacional e outras instituições prestam essa assessoria gratuitamente. O que falta às pessoas é buscar essa ajuda. Aqui uma das alunas já foi treinada pelo Arquivo e pela Biblioteca Nacional e já desenvolveu bastantes trabalhos. Ela tem bastante informação, porque foi atrás do conhecimento”, comentou Faissal.
A ideia é que as pessoas que passam por esse tipo de treinamento possam ter essa experiência e consigam disseminar o conhecimento dentro das instituições onde trabalham. “Nós estamos disponíveis para prestar assistência não somente na área de papéis, mas também em áreas como digitalização e microfilmagem. A instituições criam a estrutura e nós damos esse aporte técnico. Faz parte de nosso trabalho”, complementou a supervisora do Arquivo Nacional.
Após a parte teórica, os participantes da oficina se dividirão em dois grupos. O primeiro participará da oficina de restauração de livros, com Alice Jesus Nunes, do Arquivo Nacional, utilizando o acervo de obras raras da Biblioteca da FMRB Padre Antônio Vieira. O outro grupo ficará com o técnico Cosme da Conceição, também do Arquivo Nacional, e conhecerão mais das técnicas de encadernação.
“Por ser um período curto, tivemos que fazer essa divisão. O interessante seria que todos vivessem as duas experiências. Mas poderão trocar as informações posteriormente. Espero que consigam complementar o conhecimento que eles já têm”, afirmou Maria Júlia Faissal.

Preservação - Para a presidente da FMRB e secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Santana Neiva, tendo em vista a importância desses acervos e, ainda, a necessidade de continuar prestando bons serviços à população, em especial, à comunidade acadêmica e estudantil, é que se apresenta este projeto para a modernização e o tratamento adequado do acervo da Fundação. A vinda desses especialistas é essencial para que a FMRB continue a preservar estas obras de extrema relevância cultural e intelectual.
“Recebemos do presidente José Sarney um acervo riquíssimo que conta a história do povo brasileiro, das conquistas pós-ditadura militar e do nascimento de uma nova geração de direitos. Temos a incumbência de preservar a memória do país e do Maranhão. Nosso compromisso e preocupação, além de salvaguardar esses documentos, é fazer com que esta e futuras gerações possam ter acesso a eles e se apropriem desse conhecimento”, finalizou.

MAIS

Além da oficina, que irá restaurar pelo menos 50 livros da seção de obras raras da Biblioteca Padre Antônio Vieira, o projeto de Modernização e Conservação dos Acervos da FMRB irá realizar oficina de restauro e conservação de metais, promovendo a capacitação de técnicos dos espaços de memória e documentação de São Luís.
Ainda pretende revitalizar o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis e o de Metais da FMRB; modernizar o acervo audiovisual, através da conversão de mídias analógicas em mídias digitais; e desenvolver programas e ações específicas de conservação preventiva para os acervos da FMRB.












Fonte: FMRB.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário