, Bibliothings: Saiba por quê esta biblioteca é tão impressionante!
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saiba por quê esta biblioteca é tão impressionante!

Texto do site Bookriot.

Nós já havíamos definido que Portugal tem a livraria mais bela do mundo, mas parece que o país também tem a biblioteca mais impressionante.

Eu vi outro dia uma biblioteca surpreendente, a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, em Portugal. O palácio foi construído por um rei que prometeu criá-lo, caso sua esposa lhe gerasse descendentes, o que acabou acontecendo.

Parece um lugar bastante agradável.



Mas você veio aqui para saber sobre a biblioteca, certo? Sim, é incrível:




O magnífico chão é coberto com azulejos de mármore rosa, cinza e branco. As estantes de madeira em estilo rococó estão localizadas nas paredes laterais, em duas fileiras, separadas por uma varanda de madeira em forma de grade. As estantes contêm mais de 35.000 volumes encadernados em couro, prova da extensão do conhecimento ocidental a partir do século XIV ao século XIX. Entre eles, estão muitas jóias bibliográficas valiosas, tais como incunábulos (livros impressos antes do ano 1500). Estes volumes foram encadernados em uma “livraria local” no estilo rococó.


OK, isso é muito impressionante, mas não são os azulejos de mármore e os livros antigos que fazem esta biblioteca ser incrível. Então, qual é o motivo que faz com que esta biblioteca seja a mais impressionante no mundo? Ela tem um modo bastante “original” de impedir que os livros sejam danificados por insetos.

Esses caras:



Sim. Para impedir que os livros sejam danificados por insetos, a biblioteca de Mafra usa morcegos. 500 deles. Os morcegos são mantidos em caixas durante o dia, mas à noite eles são soltos e comem insetos até dobrarem o seu próprio peso corporal. (Há uma piada interna de que os morcegos comem os “ratos de biblioteca”. Imagino que a maioria do tempo que antecede a abertura da biblioteca no período matutino seja apenas para colocar os morcegos de volta nas caixas, e para a limpeza de guano (fezes de morcego).

Lendas falam sobre ratos gigantes que habitam a biblioteca, e que saem à noite para caçar cães, gatos e pessoas, e também de um túnel subterrâneo que liga a biblioteca para um pequeno resort de pesca nas proximidades.

Esta não é uma biblioteca que eu gostaria de passar a noite.

E, finalmente, não pude resistir a esta imagem:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário