, Bibliothings: Vilas de leitura: praças de comunidades rurais recebem bibliotecas livres
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vilas de leitura: praças de comunidades rurais recebem bibliotecas livres


As comunidades rurais do Espírito Santo estão recebendo uma nova semente. No centro da praça, uma estante livre é instalada e recheada de livros, sem tranca, sem cadastro, sem intermediário e com um lema: “O livro vai e volta. O conhecimento fica”. Ou melhor, germina.
Trata-se do projeto Biblioteca Estante Livre, levado adiante pelo Lab.Muy – Arte y Cultura Digital, com apoio do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, que objetiva fazer circular a literatura em vilas de até 5 mil habitantes, democratizar a leitura, impulsionar o conhecimento de obras nacionais, a formação crítica de novos leitores e o aumento das oportunidades culturais.
A primeira edição foi realizada no distrito de Burarama, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que tem uma população de dois mil habitantes e onde o acesso aos livros é restrito apenas às escolas do local. Para além de instalar a biblioteca, o Estante Livre também realiza oficinas com estudantes e professores, visando ampliar a atuação da instituição de ensino para além de suas edificações. ”A cidade será vivenciada por meio dos livros”, propõe a iniciativa.


Além disso, moradores serão escolhidos para apadrinhar a Estante e magnificar seu alcance, pela distribuição de informativos para a comunidade e reuniões abertas, que servirão para definir o acervo da biblioteca. Com três andares, a biblioteca tem seus livros separados por faixa etária – infantil, no primeiro andar; juvenil, no segundo; e adulto, no terceiro.
A única regra – ou esperança – é que o livro volte ao ser lido, uma vez que o empréstimo não tem prazo para expirar.
Clique aqui para conhecer o site da iniciativa ou aqui para entrar em contato com os organizadores, apoiar ou ter na sua cidade uma Biblioteca Estante Livre.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário