, Bibliothings: Para especialistas, IBICT lidera preservação digital no Brasil
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Para especialistas, IBICT lidera preservação digital no Brasil

Especialistas brasileiros e internacionais estiveram na cidade para discutir a preservação digital e difundir o uso de tecnologias para arquivamento de documentos eletrônicos na internet a longo prazo. O I Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred), promovido de 7 a 9 de maio pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, a Rede Cariniana, ligada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), reuniu mais de 150 participantes, em Brasília.
Para o representante da Rede Lockss (sigla em inglês para “muitas cópias mantêm as coisas seguras”), situada nos Estados Unidos, ThibGuicherd-Callin, o IBICT assumiu uma posição de liderança no Brasil na promoção e incentivo de iniciativas de preservação digital no país. “Este é um esforço único no mundo, um instituto governamental ter interesse nos esforços de preservação digital. Vejo o IBICT em uma posição de liderança no mundo nessa área em um futuro próximo”. O especialista citou também a importância de iniciativas como o Sinpred.
“Quando as pessoas se reúnem com o mesmo objetivo têm a oportunidade de trabalhar um monte de ideias de forma conjunta. Encontros assim são de suma importância para que possamos formar parcerias e discutir novas iniciativas entre nós”, ressaltou Guicherd-Callin.
O diretor geral da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Daniel Villanueva, comentou a importância de eventos que possibilitem a informação acerca da preservação de documentos, como o Sinpred. “Soluções bibliotecárias de resgate, digitalização e classificação, além da inserção de documentos em formato eletrônico, são as ações mais importantes que um país deve fazer por si mesmo, pois estamos falando de sua produção científica e nacional”.
Já para Mark Jordan, da Simon Fraser University Library, especialista canadense em Public Knowledge Project, é muito importante a introdução das pessoas em uma ferramenta mundial denominada archivematica. “O IBICT está liderando a preservação digital de conteúdos digitais brasileiros. Ou seja, com relação ao conteúdo de revistas, teses e jornais digitais é o IBICT que ajuda as pessoas a aprender como fazer isso”, frisou Jordan.
O professor da Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Guilherme Dias, participou de toda a programação do evento e acredita que no Brasil ainda não havia sido feito nada nesse sentido. “Esse evento ímpar realizado pelo IBICT reforça o seu papel institucional, que é promover a informação. Eu acho que sem o IBICT essa iniciativa de preservação digital não teria sido alavancada no Brasil”.
Intercâmbio
Na abertura do seminário, a diretora do IBICT, Cecília Leite Oliveira, disse acreditar que esse intercâmbio entre diferentes países é muito importante, pois permite o fortalecimento do tema não somente no Brasil, mas em todo o mundo. “Esperamos que essa iniciativa se fortaleça e que os próximos eventos possam contribuir ainda mais para salvaguardar o patrimônio científico, tecnológico e cultural existente na internet”, disse ela. Também presente à abertura, o diretor da Biblioteca da Universidade de Brasília, Emir Suaiden, ressaltou a importância da globalização a respeito do tema. “A internacionalização é que dá força a esse processo, porque representa a memória do nosso patrimônio histórico, cultural e artístico. Sempre que viajo para o exterior ouço elogios à iniciativa do IBICT de preservação digital. Isso promove não somente a instituição, mas o Brasil também”, destacou Suaiden.
O coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano, moderador das palestras técnicas, acredita que o evento teve muitos pontos positivos porque permitiu acesso a novas informações. “A minha impressão foi que o IBICT conseguiu, com a realização desse evento, repassar algo novo, além de consolidar novas parcerias. O nosso objetivo foi oferecer esse serviço com qualidade e propiciar a preservação de periódicos eletrônicos, de repositórios e cursos de capacitação na área de preservação digital”, explicou Arellano.


Fonte: IBICT.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário