, Bibliothings: Biblioteca Parque Estadual já recebeu 35 mil pessoas
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Biblioteca Parque Estadual já recebeu 35 mil pessoas

Reinaugurada no fim de março após reforma de ampliação e modernização, a Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, já recebeu público superior a 35 mil pessoas e emitiu mais de 1,4 mil carteirinhas. Matriz de uma rede que inclui as unidades de Manguinhos, Niterói e Rocinha, a biblioteca que tem promovido apresentações musicais em seu teatro de 240 lugares e exposições oferece ao usuário acesso a salas de estudo e a um acervo de cerca de 100 mil livros, 20 mil filmes e internet gratuita.
Com dois estúdios de gravação, que podem ser usados por meio de agendamento, a Biblioteca Parque Estadual conta ainda uma área de ócio, onde o frequentador pode relaxar em poltronas e cadeiras produzidas especialmente para o espaço, e um auditório com 90 lugares. O equipamento cultural também oferece um acervo de obras raras do século XV até o século XXI e material bibliográfico que retrata a transformação do Rio de Janeiro, publicações em Braile e equipamentos de leitura e escrita para atender ao público portador de deficiências. Somam-se a estes atrativos áreas como biblioteca infantil, setor de quadrinhos e acervo de livros de arte estrangeiros.

- Estou achando fantástico, incrível. Como sou músico, achei muito boa a ideia dos estúdios de gravação, além do acervo sobre música, que é muito legal. Vou vir bastante para a unidade e pretendo divulgá-la cada vez mais, inclusive nas redes sociais - disse o estudante de música Thiago de Sousa, 20 anos, que mora em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Estudante de biblioteconomia, Marian de Lima, de 20 anos, que mora no Centro, ficou encantada com o que viu. O tamanho da biblioteca, que ocupa 15 mil metros quadrados, e o conforto do lugar foram os aspectos que mais chamaram a sua atenção.
- É um ambiente de descanso e lazer. O conforto, a beleza e a grandiosidade do lugar me atraíram bastante - afirmou a jovem, que estuda na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
A tranquilidade para leituras levou a estudante de Direito Giulia Torres, de 21 anos, a frequentar o espaço. A moradora de Copacabana já utilizou uma das salas de estudo de vidro disponíveis na biblioteca.
- Gosto muito de estudar em bibliotecas. Vi no jornal uma matéria sobre esta unidade e vim conhecer - disse Giulia.
Auxiliar de administração em uma escola de São Gonçalo, Vânia da Silva, 43 anos, se surpreendeu com a liberdade dada ao usuário.
- Temos acesso ao acervo, não há aquela rigidez das bibliotecas tradicionais. Além disso, a localização é ótima. Agora vou sempre passar por aqui - afirmou Vânia.

Complexo do Alemão terá a próxima unidade da rede
Ainda no segundo semestre de 2014, a rede de bibliotecas inspirada no modelo adotado na Colômbia será ampliada, com a instalação de um equipamento cultural semelhante no Complexo do Alemão.
A Biblioteca Parque de Manguinhos, pioneira do modelo, foi inaugurada em 2010 e tem público médio anual de aproximadamente 70 mil pessoas. O espaço, que conta com acervo de mais de 31.247 itens, fechou fevereiro com visitação de quase seis mil pessoas.
Aproximadamente cinco mil pessoas utilizaram a Biblioteca Parque de Niterói no mês de fevereiro. O equipamento cultural, que tem acervo de cerca de 60 mil itens, foi reinaugurado, após reforma, em 2011.
Também conhecida como C4, a Biblioteca Parque da Rocinha teve público de cerca de 4.246 pessoas no mês de fevereiro. O espaço conta com 12.261 itens, entre livros e DVDs. Quase 125 mil pessoas já usaram os serviços da unidade, que funciona desde junho de 2012.


Fonte: JusBrasil.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário