, Bibliothings: Curso: Introdução à taxonomia e outros métodos de classificação e organização de conteúdos
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Curso: Introdução à taxonomia e outros métodos de classificação e organização de conteúdos

APRESENTAÇÃO
A taxonomia é a ciência da classificação.  A elaboração de taxonomias tem sido chamada de “atividade mais antiga do mundo” (sim, mais antiga do que essa que você acabou de pensar), pois nomear e classificar as coisas foi fundamental para o processo de comunicação do ser humano.
Nos dias atuais, graças à internet, estamos expostos a uma avalanche de dados e informações. Como diferenciar o útil do inútil? Como organizar esses conteúdos e disponibilizá-los de forma mais inteligente? Como trazer os conceitos taxonômicos para a web e quais as vantagens que temos ao fazer isso? É isso que o curso se propõe, a trazer uma visão mais simples de como lidar com a organização da informação e sua recuperação.


OBJETIVO
O objetivo do curso é mostrar os conceitos básicos da taxonomia e tentar trazê-los para o nosso dia-a-dia, além de atualizar conhecimentos acerca deste tema que tem sido tão recorrente quando se trata de organização de conteúdos, principalmente dentro de ambientes digitais.
O curso é aberto a todos que tenham interesse em aprender os conceitos básicos da taxonomia e aplicá-las no dia-a-dia.

DOCENTE
Michelli Yaeko Sasaki
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. O tema do seu trabalho de conclusão de curso foi “UOL Celebridades: Um estudo de caso do vocabulário controlado”. Trabalha há 7 anos aplicando os conceitos da taxonomia juntamente com arquitetura de informação e experiência do usuário.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – Introdução
1. O que é taxonomia?
2. Conceitos principais:
2.1 Estruturas
2.2 Classes/Áreas/Temas/Retrancas
2.3 Hierarquias
2.4 Palavra x Expressão
2.5 Tags/Palavras-chave/Descritores

Módulo II – Conceitos e público-alvo
1. Tipos de taxonomia
1.1 Taxonomia
1.2 Folksonomia
1.3 Lista de cabeçalho de assunto
1.4 Ontologia
2. Públicos preferenciais
3. Contextos

Módulo III– Métodos parte I
1. Onde usar
2. Como aplicar
3. Métodos:
3.1 Reconhecimento de domínio
3.2 Mapeamento hipotético de classes
3.3 Distribuição/Agrupamento
3.4 Categorização

Módulo IV – Métodos parte II
3. Métodos:
3.5 Comparação de termos
3.6 Anéis de sinônimos
3.7 Escolha do termo principal: importância da decisão baseada nos negócios
3.8 Hierarquização
3.9 Estudo de viabilidade técnica

Módulo V – Documentação, treinamento e uso
1. Documentação
2. Apresentação
3. Fontes de informação
3.1 Links úteis
4. Treinamento de uso
5. Manual de boas práticas

METODOLOGIA
Cada módulo tem seu conteúdo programático pré definido, os vídeosaulas são liberadas para acesso semanalmente por módulo. Serão disponibilizados os slides das aulas, sugestões de leituras e links de interesse. Em cada módulo haverá fórum de discussão e propostas de atividades referente ao conteúdo apresentado.

AVALIAÇÃO
O curso é totalmente online. Cada módulo conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão sendo computados continuamente no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia do material didático escrito.

CARGA HORÁRIA
40 Horas
O curso tem carga horária de 40 horas que poderão ser desenvolvidas em até 60 dias corridos, a partir da data de início do curo. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana. Você pode acessar o conteúdo em qualquer hora ou lugar, no seu tempo disponível, sem horários fixos, de forma simples e prática. Após o encerramento do curso, o aluno poderá acessar o conteúdo do curso por mais 30 dias.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES
De 28/04/2014 a 24/05/2014

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De 26/05/2014 a 11/07/2014

VALORES
PROMOCIONAL (PESSOA FÍSICA)
R$ 249,00 à vista ou
6x de R$45,95
* O valor promocional é para estudantes e profissionais que se inscrevem com CPF e pagam através do PagSeguro.
* O valor pode ser parcelado no cartão em até 12x com adicional ou no boleto bancário, através do Pagseguro.
* O curso inicia no dia 26/05/2014, portanto, se o pagamento for feito através de Boleto Bancário, o banco pode demorar até 2 dias úteis para processar o pagamento. Desta forma,  pode haver um atraso pra aqueles que pagarem por boleto depois do dia 24/05/2014. Assim que o pagamento for liberado pelo banco, a matrícula é liberada no sistema automaticamente.

INTEGRAL (PESSOA JURÍDICA)
A ExtraLibris pratica valores promocionais para democratizar o acesso a formação para estudantes e profissionais liberais que queiram investir por contra própria em sua formação. Para consultar o valor integral de cada curso com a emissão de notas fiscas ou notas de empenho para pessoa jurídica entre em contato com a empresa responsável no email: caruso@personates.com

VAGAS
60 (mínimo 20 inscritos)

TIPO DE CURSO
Ensino a distância (EAD) / Moodle : extralibris.com

CERTIFICADO

Serão emitidos certificados para os alunos que tiverem o aproveitamento mínimo de 70%. Consta no certificado: a carga horária do curso, os conteúdos ministrados, a marca da ExtraLibris e assinatura tanto do professor quanto do organizador do curso. Os certificados serão enviados para o e-mail do aluno ao fim do curso.

Para maiores informações, clique aqui.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário