, Bibliothings: As bibliotecas estão morrendo? Pense novamente
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 17 de abril de 2014

As bibliotecas estão morrendo? Pense novamente

Veja este interessante texto, que foi publicado na rede de notícias CNN. É uma matéria interessante que traz um bom questionamento sobre as bibliotecas públicas nos Estados Unidos. Será que com o advento da internet e de diversos meios digitais de comunicação, a biblioteca está morrendo? Saber se posicionar neste cenário tecnológico pode ser garantia de sobrevivências para as bibliotecas. Algumas da iniciativas destas bibliotecas poderiam ser utilizadas por aqui, no Brasil. São iniciativas bastante interessantes.
O texto original está em inglês. Confira a matéria:


Como muitos visitantes, em Seattle, Glenn Nagel estava tentando fugir da chuva. Depois de perambular por aí, ele finalmente seguiu para a Biblioteca Pública de Seattle para escapar do clima sombrio.
Mal sabia ele que pisar na Biblioteca Central de Seattle iria provocar sua curiosidade. A geometria dos vidros e o interior de aço da biblioteca o surpreendeu.
"É um edifício incrível!", disse ele. "Passei uma hora e meia apenas tirando fotos, e ao fazer isso, surgiu a ideia de que eu deveria visitar outras bibliotecas."

No ano passado, Nagel viajou para 12 bibliotecas em todo o país dos Estados Unidos, fotografando prateleiras e corredores, como um explorador. Ele é uma das muitas pessoas que tem um fascínio pelas bibliotecas. 
Apesar da digitalização expansiva de informações, o uso de bibliotecas públicas continua popular, de acordo com Cathy De Rosa, vice-presidente das Américas e vice-presidente global de marketing da OCLC, uma organização sem fins lucrativos, relacionada a serviços de informática para bibliotecas.
"Isto surpreende as pessoas", disse ela, explicando que há uma presunção entre o público que as bibliotecas estão se tornando cada vez mais irrelevantes.
Mas, apesar de suportarem cortes no orçamento e serem forçadas a reinventar seus serviços em face da Internet onipresente, as bibliotecas públicas permanecem instituições fundamentais em várias comunidades. Houve um aumento no uso de bibliotecas públicas nos EUA ao longo da última década. O uso de serviços, como computadores públicos, dobrou nos últimos 10 anos, e as bibliotecas viram um aumento de circulação de 2.460 bilhões de materiais em 2010, o maior já registrado, de acordo com um relatório do Instituto de Museus e Serviços de Biblioteca.
Algumas bibliotecas trazem mais do que apenas usuários. Elas são muito populares entre os turistas, atraindo dezenas de milhares de visitantes, se não milhões.

Glenn Nagel foi impressionado com a Biblioteca Central de Seattle
Biblioteca Pública de Seattle, por exemplo, atrai mais de 7 milhões de pessoas a cada ano. "A Biblioteca Central é um dos mais belos edifícios modernos em Seattle, e que realmente encanta as pessoas", disse Andra Addison, porta-voz da biblioteca.



Bibliotecas também são relevantes

Os americanos valorizam muito o papel das bibliotecas públicas na sua comunidade, de acordo com conclusões do Pew Research Center . Na verdade, 94% das pessoas entrevistadas em 2013, disse que ter uma biblioteca pública melhora a qualidade de vida de uma comunidade.
Jennifer Roberts, que é professora, concorda. Ela passou muitos dias de verão com suas filhas, Lucy e Miriam, visitando a biblioteca local, em Grants Pass, Oregon. Mas em 2007, todas as bibliotecas de Josephine County fecharam por uma série de razões.
Isto entristeceu suas filhas, com idades de 7 e 5 anos, respectivamente. "Lucy me disse que estava muito triste, pois ela não poderia ficar para 'visitar os livros", disse Roberts, lembrando-se de sua filha chorando ao saber da notícia.
Roberts estava determinada a encontrar uma maneira de ajudar a reabrir as bibliotecas em sua região. A comunidade se uniu para levantar US$ 300.000 em 18 meses, contando com um subsídio do governo de Josephine County, o que ajudou as bibliotecas a reabrirem.
A experiência ajudou Roberts a redescobrir o valor de sua biblioteca local. "Na verdade, eu não cresci visitando muitas bibliotecas", disse ela. "Eu não tinha noção de quão maravilhosa era uma biblioteca; só quando mais velha que tive esta noção. Talvez seja por isso que, hoje, elas parecem tão mágicas para mim".

“Bibliotecas refletem quem somos”

Robert Dawson captura a beleza das bibliotecas públicas através de sua lente. Ele passou os últimos 18 anos fotografando bibliotecas e entrevistando seus funcionários e usuários. Em seu livro recentemente publicado, "A biblioteca pública: um ensaio fotográfico", que inclui centenas de fotografias de bibliotecas em 48 estados, Dawson diz que foi atraído para as bibliotecas, porque elas são parte vital do ecossistema de uma comunidade.
"Muitas vezes, uma biblioteca revela várias coisas sobre uma comunidade. Foi muito triste ver uma biblioteca fechada, quando eu estava passando pelo Delta do Mississipi", disse ele, explicando o porquê de esta ter sido uma das regiões mais pobres que ele visitou.

Robert Dawson visitou uma biblioteca construída
por ex-escravos,  Allensworth, Califórnia.
"Eu não sou um bibliotecário, mas fazendo isso há 18 anos, você sabe como funcionam as coisas", disse ele. "É interessante como as bibliotecas refletem quem somos e o que nós compartilhamos.
Barbara Stripling, presidente da American Library Association, diz que as bibliotecas também são incrivelmente transformadoras. Estes espaços oferecem não só informações, mas também recursos e oportunidades de socialização.
Algumas bibliotecas são "cada vez mais uma partilha comunitária de aprendizagem, espaço e conversa", explicou ela. Programas como o da Biblioteca Pública de Chicago (Um Livro, Uma Chicago), iniciativa adotada a partir da Biblioteca Pública de Seattle, tem como objetivo mobilizar a participação da comunidade virtual na seleção de livros.

Outras bibliotecas são conhecidas como lugares onde as pessoas podem explorar suas paixões. Programas como o Geek da Biblioteca, de iniciativa da OCLC, em parceria com algumas bibliotecas promovem a ideia de que “todo mundo é geek em algo”, e uma biblioteca local pode ajudá-lo a reconhecer a sua paixão especial.
Durante 18 anos coletando informações sobre bibliotecas, Dawson diz que viu muitos exemplos que podem ser adaptados para as bibliotecas de sua comunidade. Algumas bibliotecas pesquisadas assumiram novas funções, como ensinar as pessoas a escrever resumos ou a prestação de serviços sociais.

East Berkeley, Califórnia, biblioteca especializada
 em ferramentas de crédito.
"Em San Francisco, eles têm uma dedicada assistente social, especialmente para os sem-teto ", disse ele. Outras se tornaram refúgios.
"Quando eu estava em Detroit, era um dos dias mais quentes já registrados. Eu entrei em uma biblioteca. Havia um enorme guarda na frente, o ar condicionado estava quebrado, a biblioteca estava lotada, e todo mundo estava lendo. E eu meio que entendi - era um lugar de refúgio ".
Olaf Eigenbrodt, bibliotecário-chefe de setor de referência da  Biblioteca da Universidade de Hamburgo, na Alemanha , diz que há três razões principais pelas quais as bibliotecas continuam populares atualmente: Elas são hotspots de informação; são lugares onde  as comunidades podem se reunir; e elas fornecem a colaboração para a aprendizagem.
Elas ainda oferecem um elemento de conforto. "As bibliotecas tendem a se tornar os locais  de comunicação mais aconchegantes e relaxantes. Além de espaços públicos como museus, elas têm certo caráter privado, que as torna uma sala de estar para a sua comunidade", disse Eigenbrodt.
Dawson acha que, em parte, o fascínio das pessoas com as bibliotecas é meio que irracional, mas, no bom sentido. Ele atribui o amor às bibliotecas devido às memórias infantis. "Eu acho que um monte de gente volta a ser criança. Há uma conexão emocional que é algo único. Muitas crianças descobrem bibliotecas com seus pais quando eles são mais novos", explicou.
A afinidade pelas bibliotecas pode ser um fator psicológico, de acordo com De Rosa, da OCLC. "Eu teria dificuldade para encontrar 10 pessoas em uma multidão que não tiveram uma experiência positiva em uma biblioteca. Isso é uma coisa pessoal", disse ela. "É por isso que as bibliotecas continuam sendo relevantes."

Addison, da Biblioteca Pública de Seattle, diz que o fator mais atraente de uma biblioteca pública é simples: é grátis. "Em qual outro lugar que você pode ir oferece tudo isso de graça? Não importa se você está vestido com um terno de três mil dólares, ou, se está com uma barba de três dias, você sempre será bem-vindo em uma biblioteca pública!”.


Fonte: CNN.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário