, Bibliothings: Biblioteca comunitária é instalada em ponto de ônibus em bairro de Cuiabá
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Biblioteca comunitária é instalada em ponto de ônibus em bairro de Cuiabá

Uma biblioteca comunitária foi instalada em um ponto de ônibus no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. A ideia faz parte de um projeto que tem como objetivo estimular a leitura. Uma das idealizadoras do projeto, Letícia Moraes, acredita que pequenos gestos como esse podem ajudar a melhorar a educação na capital. Ela e outras pessoas pesquisaram sobre diferentes ações sociais e resolveram colocar o projeto em prática.
Durante a pesquisa, foi encontrado um programa desenvolvido no Japão que incentiva a leitura a partir da doação de livros. Os exemplares são inseridos nos principais pontos de ônibus daquele país. “Depois que vimos no Japão, ficamos sabendo que Brasília também implantou bibliotecas em alguns pontos. Isso nos chamou a atenção porque em Cuiabá não existe nenhum projeto como esse”, disse Letícia.

Conforme Letícia, quando ela e a amiga Josane Fortes pensaram em implantar o projeto na capital, várias pessoas começaram a rir e a fazer comentários negativos, dizendo que a ideia não iria dar certo nunca. "As pessoas não estão acostumadas com esse tipo de ação, e por isso, me falavam que depois de inaugurado o espaço, não iria ter nenhum livro porque seriam todos roubados", comentou. Mesmo com dúvida, ela e a colega resolveram decidiram seguir em frente.
A biblioteca funciona durante o dia todo. Ao todo, 1.000 exemplares já foram doados pela comunidade para compor o acervo. Os livros estão divididos nas categorias de enciclopédias, literatura, gibis, dicionário e marketing. Também livros construtivos que auxiliam na formação de um acadêmico de direito e administração.


De acordo com Letícia, como a biblioteca foi inaugurada há apenas três dias, o pedido de doação de livros foi em diferentes categorias. Mas, com o passar do tempo, o projeto vai buscar personalizar o espaço para livros de literatura e história de Cuiabá. Por enquanto, os livros serão trocados semanalmente, mas depois eles deverão ser trocados a cada dois dias com outros temas e revistas atualizadas.
Para implantar a biblioteca no ponto, foi necessário fazer alguns reparos. Além de pintura, o ponto de ônibus recebeu uma manutenção completa em toda a estrutura. Depois de instalado, também foi realizado um teste para verificar se com a nova estrutura os livros não molhariam com a chuva.
Para o empréstimo dos livros não existe regra. Todos os moradores do bairr, ou até mesmo de outro podem pegar o livro para ler no local, ou levar para casa. Porém, a única determinação é que os livros que forem utilizados pelo leitor seja devolvido no mesmo local ou até mesmo trocado por outro que a pessoa desejar.
“Caso a pessoa goste do livro e não tiver tido tempo de terminar de ler, pode levar para casa", explicou. Ainda conforme Letícia, para fazer doação basta ir na biblioteca comunitária que fica localizada na Avenida Milton Figueiredo, no Bairro Morada do Ouro, na capital.

Fonte: G1.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário