, Bibliothings: A maior bilbioteca rural do mundo está na Bahia
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A maior bilbioteca rural do mundo está na Bahia

Considerada a maior biblioteca rural do mundo, a Biblioteca do Paiaiá é localizada em São José do Paiaiá, povoado do município de Nova Soure, a 250 km de Salvador, na Bahia. 
O professor Geraldo Moreira Braga é o criador do projeto. Nascido no povoado do Paiaiá, migrou para São Paulo ainda jovem, em busca de trabalho, e descobriu nos livros sua grande paixão. Formou-se em Letras, com habilitação em chinês, e graduou-se em História, pela Universidade de São Paulo. Iniciou a carreira de professor no Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
Sempre acumulando livros, decidiu a certa altura da vida, doar todo o acervo que possuía em casa para a comunidade em que nasceu. Surgia assim a maior biblioteca rural do mundo, com quase 70 mil livros em seu acervo. O Jogo de Ideias visitou o povoado em julho de 2011 para contar um pouco mais desta história. 
No primeiro de dois programas, conhecemos o povoado de São José do Paiaiá e como ele acabou entrando para a geografia da cultura brasileira. Também vemos a difícil e emocionante trajetória de Geraldo, em São Paulo, além de toda a “aventura” deste colecionador e amante dos livros. Ele ainda revela como foi se formando esse rico acervo de livros, transformado na maior biblioteca rural do mundo. Ele e seu sobrinho Ari Moreira Braga, coordenador da biblioteca, revelam as dificuldades para a montagem do enorme acervo e a integração do projeto junto à comunidade local.




Confira também o segundo programa logo abaixo. Nele, Braga revela quem foram as pessoas que o ajudaram a construir a biblioteca, como faz para manter o gigantesco acervo e quem foram os doadores de boa parte da coleção, que não pára de crescer. Também fala sobre o modelo de gestão empregado na instituição.




Fonte: Onda Cidadã.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário