, Bibliothings: Padre alemão doa documentos históricos para biblioteca no Acre
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Padre alemão doa documentos históricos para biblioteca no Acre

Um acervo de documentos religiosos e históricos foram doados pelo padre alemão Herbert Douteil, para a Biblioteca Pública Padre Trindade, localizada em Cruzeiro do Sul. O clérigo, que mora no município, e é conhecido na região como padre Eriberto, doou os documentos à biblioteca no último dia 24. Segundo ele, as relíquias faziam parte de um acervo pessoal que ele adquiriu no decorrer dos anos, após ter virado religioso.
Entre os objetos doados, está uma réplica, em miniatura, de 80cm, da Pedra de Rozeta, que contém um texto escrito fundamental para a compreensão dos hieróglifos egípcios (tipo de escrita). Segundo o padre, o conteúdo escrito na pedra foi registrado em três parágrafos: o trecho escrito na parte superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o do meio em demótico (variante escrita do egípcio tardio) e o inferior em grego antigo, sendo um registro do início da escrita egípcia, um dos mais antigos, registrado 156 Antes de Cristo.

O clérigo doou ainda um pergaminho do Ato de Esulete (virtuoso), do ano de 982, que mostra pinturas da Páscoa e ritos religiosos da época. Um livro do ano de 1420, nomeado “Livro de Horas” contendo o texto do breviário em latim (espécie de livro de orações), também fez parte da doação. O Livro de Horas é um manuscrito usado na Idade Média que contém uma coleção de textos, orações e salmos, com ilustrações cristãs.
Outra obra literária que fala sobre a liturgia, do ano de 1551, da idade média, usado até de 1968, quando a liturgia foi reformada, também foi doado pelo padre, tendo sido comprado em um leilão por ele. O livro de 1551 é guardado dentro de um estojo, confeccionado em marchetaria, que, segundo o clérigo, lembra a época da idade média, quando os livros mais preciosos eram bem guardados. Na caixa, foi gravada a mesma imagem registrada dentro do obra.

“Só o livro mais precioso cabe aqui dentro. Quando eu estava estudando na Alemanha, idade da ditadura, Idade Média, eu escrevi minha tese sobre esse livro, uma obra que foi escrita por um bispo daquela época”, explica o padre Eriberto.
O documento mais antigo doado pelo padre foi um papiro (tipo de documento onde constam informações históricas) que contém a pintura de “Tut Ankh Amom” (faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência). A pintura mostra o sucessor do faraó colocando um símbolo em sua boca quando ele já estava mumificado, um símbolo que representa a vida. Por ter falecido jovem, o túmulo do faraó não foi construído de forma tão bela, mas, segundo o clérigo, é uma história que fascina nos dias atuais, pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Essa sepultura é mostrada através da pintura no papiro.
“Cada peça dessas que o padre doou faz parte da nossa história, da literatura e da arte. Nós ficamos muito alegres e satisfeitos pelo fato do padre ter confiado e entregue em nossas mãos essas obras que há muito tempo ele guarda e retém em sua biblioteca particular”, relata a patronesa da biblioteca pública, Beth Cameli.

De acordo com o doador das relíquias, os tesouros, como são chamados os documentos por ele, devem ficar à disposição do conhecimento de toda a população.
“Esses cinco tesouros vão ficar aqui na Biblioteca Pública Padre Trindade, para que todos possam saber que a história não começa aqui, é muito mais antiga. A história deve continuar, e nós estamos aqui para dar continuidade. Os jovens estão chegando e só depende de cada um fazer a sua parte”, complementa o padre, ao pedir que as pessoas que tenham alguma obra histórica guardada, compartilhem com o restante da população.
Segundo o diretor da biblioteca, Leônidas Neto, o acervo doado pelo clérigo será colocado em um local reservado na biblioteca, especialmente para o material, que ficará à disposição do público. Ele disse ainda, que será deslocada uma pessoa específica para dar explicações sobre o significado de cada uma das obras.


“É uma satisfação enorme receber esse material que o padre está doando para a gente. É algo que não existe na região Norte, e nós temos o privilégio de ter na biblioteca. Esse material arqueológico ficará a disposição do público a partir do dia 2 de maio, em uma estante que será montada no dia 30 deste mês”, diz.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário