, Bibliothings: Biblioteca em braile não funciona por falta de profissionais especializados
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Biblioteca em braile não funciona por falta de profissionais especializados

A primeira biblioteca em braile da região oeste do Pará não está funcionando devido a falta de profissionais especializados para realizar o atendimento. A Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (Adevibam), em Santarém, espera pela inauguração do espaço há mais de um ano.
De acordo com o presidente da associação, Ivanilson Cardoso, em 2013 foi solicitado que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizasse profissionais para atender às necessidades do espaço. “O que está faltando é justamente o acerto com o município, no sentido deles entrarem com a parte de recursos humanos que vem dá essa condição e ofertar esses serviços à pessoa com deficiência visual dentro da  entidade e ao público que tem ausência desses serviços na rede de ensino público”, explica.

A biblioteca é equipada com livros em áudio e na língua brasileira de sinais e também possui uma lupa gigante e digital. O espaço vai funcionar na sede da Adevibam, no bairro Santíssimo, em Santarém.
Dentre as inovações que os deficientes visuais poderão encontrar na biblioteca está a caneta de áudio descrição, com livro em braile e um narrador que conta a história, descrevendo cada imagem do livro.
O estudante Wendel Junior, de 12 anos, começou a perder a visão em 2007. Ele cursa o 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Aluísio Martins, mas enfrenta dificuldades para estudar na turma regular. Ele acredita que ter um acompanhamento de um profissional e uma biblioteca especializada pode ajudar no aprendizado. “[Preciso] de uma professora para me ajudar e uma biblioteca em braile para eu aprender”.

De acordo com a secretária de educação, Irene Escher, o processo para atender à solicitação da Adevibam envolve as secretarias de cultura, assistência social e educação. Um documento com as solicitações já foi encaminhado ao prefeito. “Nós estamos aguardando uma posição do prefeito, junto à vice-prefeita. Nós explicamos que a Semed está aguardando essa tramitação via prefeitura para que a parceria seja na verdade não só de uma secretaria isoladamente, e sim da prefeitura”, conclui.

Fonte: G1.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário