, Bibliothings: Senado faz doação de publicações em braille para biblioteca da UFPI
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Senado faz doação de publicações em braille para biblioteca da UFPI


O Senado Federal doou publicações em braille para a Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco, da Universidade Federal do Piauí, durante o 12º Salão do Livro do Piauí (SALIPI). As obras doadas são formadas por textos da legislação federal e estadual e estão disponíveis para a compra no Stand do Senado no Salipi.



Segundo Florian Madruga, diretor da gráfica do Senado, é a primeira vez que deficientes visuais têm acesso às leis do país. "No Brasil, mais de um milhão de pessoas são portadoras de deficiência visual e estes não têm acesso a praticamente nenhum tipo de literatura. O Senado veio cumprir essa carência publicando as leis aprovadas", explica. Na oportunidade, Florian Madruga afirmou que vai enviar todo o acervo em braile do Senado para a universidade e outras instituições do Estado.


Para a vice-reitora da UFPI, Profa. Dra Nadir Nogueira, a iniciativa do Senado é louvável tendo em vista a importância do processo de inclusão. "Essa iniciativa tem tudo a ver com o direito de qualquer pessoa de acesso às leis. A universidade e o país como um todo devem pensar na estrutura adequada para que os deficientes tenham os mesmos direitos de acesso à informação que qualquer outro cidadão", declara.


Além da UFPI, o Centro de Assistência Pedagógica aos deficientes visuais também recebeu as publicações do Senado.
Publicações do Senado
O Serviço de Publicações em Braille da SEEP (Secretaria Especial de Editoração e Publicações) do Senado Federal soma 34 títulos da legislação federal, entre esses a Constituição Brasileira, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Doação de Órgãos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O serviço conta com equipamentos e suporte tecnológico que permite uma produção que atenda gratuitamente a crescente demanda de bibliotecas, escolas e entidades que trabalham com deficientes visuais e na promoção de seus interesses.

Fonte: UFPI.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário