, Bibliothings: Terminais de Campo Grande ganham bibliotecas públicas para incentivar leitura
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 10 de junho de 2014

Terminais de Campo Grande ganham bibliotecas públicas para incentivar leitura


O Terminal Júlio de Castilhos ganhou, nesta quinta-feira (5), a primeira biblioteca pública do projeto "Vamos fazer Campo Grande uma cidade de leitores", da Sociedade Comunitário Gibiteca, com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). A ideia é estimular o hábito da leitura e incentivar o acesso à educação e à cultura. A partir de agora, usuários do transporte coletivo terão acesso gratuito a cerca de 200 títulos.
De acordo com o professor Ronilço Guerreiro, responsável pelo projeto, o objetivo é multiplicar o número de bibliotecas nos terminais e pontos estratégicos da Capital. Nesta primeira etapa serão instaladas em cinco terminais: Júlio de Castilho, General Osório, Bandeirantes, Guaicurus e Aero Rancho. “É um sonho realizado. A expectativa é que os livros alcancem um grande número de pessoas e que a ideia passe adiante”, destacou.

Acompanhada das netas, a dona de casa Ivone Honorato Bueno considerou válida a iniciativa e aproveitou a oportunidade para escolher um título. "A biblioteca é importante, pois dá oportunidade para a pessoa criar o hábito da leitura e, assim, adquirir conhecimento", afirmou. Conforme a dona de casa, na família todos gostam de ler, inclusive as netas de 6 e 8 anos, que também escolheram livros na estande.
Para a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, a iniciativa pretende integrar a sociedade, a cultura e o trânsito através da leitura, fazendo com que o convívio entre as pessoas seja prazeroso, produtivo e harmônico. “O projeto visa motivar os passageiros a lerem enquanto aguardam a chegada do ônibus, levarem o livro para ler em casa, ou durante o percurso dentro do  coletivo. A orientação é que depois da leitura o livro seja repassado para outra pessoa”, disse. A ideia central da ação consiste no empréstimo gratuito e na doação espontânea de livros, pontua Ivanise.
A manutenção dos pontos de leitura será realizada por jovens voluntários que serão responsáveis pela reposição dos livros e organização das estantes. O Terminal General Osório também recebeu ontem a biblioteca. Na próxima quinta-feira (12), serão implantadas as estantes nos outros três terminais.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário