, Bibliothings: Biblioteca Luiz de Bessa completa 60 anos e comemora com exposição sobre Aleijadinho
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Biblioteca Luiz de Bessa completa 60 anos e comemora com exposição sobre Aleijadinho


A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa completou, na última segunda-feira, 60 anos (02/06) e comemorou sua história com a abertura da exposição Presença de Aleijadinho, com curadoria de Amilcar Martins e Cristina Ávila. A mostra compõe a programação do Ano do Barroco Mineiro e Bicentenário da Morte do artista Antônio Francisco Lisboa, promovida pelo Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“Em seus 60 anos que se completam hoje, podemos afirmar com toda a tranquilidade que ela se consolida como espaço de referência nas políticas públicas de incentivo à leitura e na acessibilidade. Neste exitoso trabalho, colhemos os frutos, como a premiação da Biblioteca Nacional no Edital Nacional de Acessibilidade, que proporcionará um aprimoramento das ações voltadas para o atendimento aos portadores de necessidades especiais”, afirmou, em seu pronunciamento, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

A Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da Secretaria de Estado de Cultura, Catiara Afonso, agradeceu aos colaboradores e parceiros e lembrou a história da Biblioteca. “Esse espaço é democrático, sempre aberto ao crescimento, inclusão, evolução, conhecimento e cultura. Queremos sempre potencializar nossas ações, formação de público e resultados”, destacou
Durante o evento, que reuniu diversas personalidades da área e admiradores das letras, Amilcar de Martins, tomou posse como presidente da Associação de Amigos da Biblioteca (SABE). “São 60 anos de uma instituição que é orgulho de todos os mineiros. Também é com imenso orgulho que eu aceitei o convite de presidir a Associação de Amigos da Biblioteca, principalmente porque o convite partiu da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e de um governo digno e honrado e que tem feito muito para a cultura em Minas Gerais”, salientou.
Também foi feita a doação, pelo presidente do Rotary Clube Oeste Belo Horizonte, Paulo Lasmar, de equipamentos para melhoria da infraestrutura. “É uma honra muito grande para o Rotary Clube Oeste Belo Horizonte, bem como para os clubes rotários da cidade, essa parceria que se inicia junto às bibliotecas do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura”, destacou Lasmar.

Presença de Aleijadinho
A mostra ficará em cartaz na Biblioteca Pública Estadual até 25 de julho de 2014. “A exposição tem um cunho didático, é composta por dois acervos importantes como o da Biblioteca Luiz de Bessa e o do Instituto Cultural Amilcar Martins. A mostra rememora o artista Aleijadinho e sua relação com Minas Gerais”, apresenta a historiadora Cristina Ávila.
Serão abordados os seguintes elementos: Biografia, Arquitetura, Escultura, Literatura, Doença, Polêmica, Teoria, Obra de Referência, entre outros.
Para complementar, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes trazem lirismo para a mostra, por meio de poesias que estarão em plotagens na Galeria da Biblioteca. Os versos demonstram os olhares desses escritores sobre Aleijadinho.


Fonte: Cultura MG.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário