, Bibliothings: Biblioteca Pública de SC terá novo equipamento para digitalização de obras
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Biblioteca Pública de SC terá novo equipamento para digitalização de obras

O governo do Estado autorizou a compra de um equipamento no valor de R$ 330 mil que será utilizado para digitalizar as obras da Biblioteca Pública de Santa Catarina (PBSC). A assinatura da ordem de compra foi realizada na tarde desta quinta-feira (29), durante a cerimônia de lançamento do Catálogo de Jornais Catarinenses, integrando a agenda de comemorações dos 160 anos da Biblioteca do Estado. Durante o evento, a Associação dos Jornais do Interior, Adjori/SC, foi lembrada por manter rigorosamente o envio mensal das publicações de seus associados à BPSC para arquivamento.
Desde 2013, as obras da Biblioteca vinham sendo digitalizadas numa parceria entre a Udesc, que disponibilizava o equipamento, e a BPSC, que destinava uma equipe para realizar o trabalho. Com o novo scanner, que ficará no prédio da própria Biblioteca, será possível criar versões digitais especialmente de jornais em grandes formatos, além de revistas e outras publicações impressas.

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de compra do equipamento, a Adjori/SC foi citada em função da assiduidade com que mantém o envio das publicações de seus associados à BPSC. A entrega mensal das edições é certificada, e cada unidade recebe um selo do Cadastro Catarinense de Jornais (CCJ), identificado por meio de uma sequência numérica. Os jornais enviados pela Adjori/SC já fazem parte da lista de publicações que vinham sendo digitalizadas em conjunto com a Udesc.
Atualmente, além dos periódicos impressos, outros 300 títulos já foram digitalizados. Conforme a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a iniciativa tem o objetivo principal de auxiliar na preservação da memória de Santa Catarina.



Fonte: ADJORISC.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário