, Bibliothings: Livro organizado por professores da UFCA e da UFPB é lançado na Bienal de SP
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Livro organizado por professores da UFCA e da UFPB é lançado na Bienal de SP



O livro “Experiências Metodológicas em Ciência da Informação”, organizado pelos professores Henry Poncio Cruz Vieira, da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Mirian de Albuquerque Aquino e Izabel França, ambos da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, será lançado na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no próximo sábado, 23 de agosto, no Pavilhão de Exposições no Parque do Anhembi.


A obra é produto do trabalho de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais, da UFPB. Nele, são discutidos questões teórico-metodológicas interdisciplinares relativas às questões étnico-raciais, relacionando-as com os campos da Ciência da Informação e da Educação. Foram concretizadas também parcerias com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

A obra é estruturada em quatro capítulos: “Nas tramas epistemológicas”; “Navegando em Configurações Tecnológicas”; “Desenhando Imagens e Discursos; e “Tangenciando Afrodescendência e Ciência”. A divisão do livro com estes capítulos confere organicidade sistêmica sobre os temas tratados .

A professora Virgínia Bentes Filho, professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará - UFC, assinala, em sua apresentação, que o esboço de uma pesquisa científica não se configura como uma receita, molde ou norma padrão a ser seguido, porém na maneira que se constrói tal esboço, no jeito que se estendem todo o processo e o método que sustentarão a análise do objeto a ser estudado, de modo que tal pesquisa seja efetivada a contento”.

Segundo ela, “Experiências Metodológicas em Ciência da Informação” cumpre, no leque de artigos selecionados, com os objetivos dos organizadores em relação às questões metodológicas e às suas aplicabilidades no campo das Ciências da Informação. A obra foi lançada pela Editora da Universidade Federal da Paraíba.


Fonte: UFCA.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário