, Bibliothings: II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação


Em sua primeira realização, em 2013, o Encontro sobre Dados, Tecnologia e Informação – DTI – reuniu pesquisadores nacionais e internacionais nas áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação e Administração entre outras.  Nesse momento o DTI consolidou sua natureza interdisciplinar e se estabeleceu que fosse realizado regularmente.


A sua segunda versão, que ocorrerá em Marília, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/SP, no período de 25 a 27 de agosto de 2014, trata de aspectos ligados à natureza do tratamento e uso dos dados e da informação, bem como de sua estreita relação com o conhecimento, tendo como tema geral o problema da relação entre Dados, tecnologia e Informação.

Os objetivos do evento são:
1. Aprofundar o trabalho de pesquisa nacional sobre o conceito de dados e de informação desenvolvido no Grupo de Trabalho 8 – Informação e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias da Informação e no Grupo de Pesquisa – Web, representação do conhecimento e ontologia, do Grupo de Trabalho 8 da Ancib – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – campus de Marília e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba respectivamente.
 2. Promover amplo debate interdisciplinar sobre o tema Dados, Tecnologia e Informação.
3. Propiciar intercâmbio entre pesquisadores nacionais, particularmente das áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação, Administração, dentre outras, para a discussão do tema proposto.
4. Oferecer a oportunidade de uma reflexão conjunta entre os estudantes de graduação e de pós-graduação com especialistas de referência mundial nas áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação e Administração;
5. Organizar um livro do Encontro com as conferências, palestras e trabalhos apresentados nas comunicações.
Temas principais:
  • Dados e acesso de dados
  • Web Semântica e recuperação de informação
  • Catalogação e metadados
  • Visualização, design e arquitetura da informação
  • Políticas Públicas e Infotecnologia
Na segunda versão do evento o tema geral é Horizontes e perspectivas no uso dos dados e da informação e as questões centrais que servirão como temas para as conferências, palestras e comunicações são: 1) O que são dados? 2) Qual é a relação entre dados, informação e conhecimento? 3) Qual é a relação entre a gênese, o tratamento e a disseminação de dados com a ética? Essas questões encontram-se inseridas no âmbito dos estudos da Teoria da Informação, em suas várias vertentes - filosófica, ecológica, matemática, psicológica e biológica – e têm como foco o indivíduo inserido no meio bio-socio-cultural, meio esse estruturado em conformidade com as tecnologias vigentes de sua época.

A realização do II Encontro sobre Dados, Tecnologias e Informação, além de propiciar a atualização do debate de um tema de grande relevância atual, possibilitará também o estreitamento das relações entre os docentes e pesquisadores dos Grupos de Pesquisa e Grupo de Trabalho referidos e renomados pesquisadores da área. 



Para maiores informações, clique aqui.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário