, Bibliothings: Conheça o incrível "escorpião" que costuma viver próximo de livros e ajuda a conservá-los
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Conheça o incrível "escorpião" que costuma viver próximo de livros e ajuda a conservá-los


Se você tem livros antigos em casa, provavelmente você deve ter alguns desses escorpiões em sua estante.

Na verdade, você realmente gostaria da presença deles, mesmo que pareça assustador e estranho. Escorpiões-de-livro servem para protegê-los, já que mastigam os ‘piolhos de livros’ (Liposcelis bostrychophilus), que comem a cola que mantém as páginas unidas.


Apesar do nome, o escorpião-de-livro (Chelifer cancroides) não é um escorpião real. Ele tem duas garras como um escorpião, mas não possui ferrão. Ele é um aracnídeo que pertence a ordem Pseudoscorpionida, onde existem mais de 2.000 espécies diferentes.

Geralmente, seu corpo tem 0,8 a 2 centímetros de comprimento. Possui cor pálida e tem uma cabeça proeminente. É muitas vezes confundido com um percevejo, fazendo com que muitas pessoas matem-nos, o que, obviamente, é um grande erro para a sua coleção de enciclopédias antigas. O escorpião-de-livro é tão pequeno, que jamais poderia prejudicar um ser humano.



Você só vai encontrar escorpiões de livro (assim como os piolhos de livro) em lugares onde os livros antigos são armazenados. Isso é porque os livros mais recentes usam cola sintética, que não podem ser comidos por eles, como a cola à base de amido de antigamente. Mas se você tem livros antigos, há uma chance de que você possa ter uma colônia desses bichinhos.

A batalha entre os escorpiões-de-livro e a antiga cola existe há muito tempo. Por exemplo, em sua micrografia de trabalho (1665), o inglês filósofo natural Robert Hooke (1635-1703) menciona um animal que foi identificado como um escorpião-de-livro, dando indícios de sua primeira identificação.

Mas, como já foi dito, é ideal que eles sejam mantidos. Cuidado na limpeza dos livros antigos, pois eles podem morrer, tornando o acervo mais vulnerável se não está aclimatizado em condições controladas de ambiente.





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário