, Bibliothings: Você é um Bibliotecário 2.0?
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Você é um Bibliotecário 2.0?



Você já ouviu falar sobre o “Manifesto do Bibliotecário 2.0”? Numa época em que as tecnologias não só estão presentes, como também ditam os rumos dos produtos e serviços informacionais, a biblioteca necessita se aproveitar de alguns dos benefícios oferecidos pela web 2.0, tais como: interatividade, rápida disseminação de informações e construção cooperativa de conhecimentos. O “manifesto do bibliotecário 2.0” foi publicado originalmente pela bibliotecária Laura Cohen, em Novembro de 2006, em seu blog. Trata-se de compromissos que o bibliotecário adepto da web 2.0 deve adotar em sua biblioteca. Você concorda com as opiniões da bibliotecária? Veja cada um dos itens do manifesto:

  • Vou reconhecer que o universo da cultura informação está mudando rapidamente e que as bibliotecas precisam responder positivamente a estas mudanças para fornecer recursos e serviços que os usuários precisam e desejam.
  • Eu me educarei sobre a cultura da informação dos meus usuários e buscarei maneiras de incorporar o que eu aprendi nos serviços oferecidos pela biblioteca.
  • Não ficarei na defensiva sobre  eventuais falhas em minha biblioteca, mas analisar claramente a situação e fazer um avaliação honesta sobre o que pode ser melhorado.
  • Serei um participante ativo, de modo a contribuir para o progresso da minha biblioteca.
  • Reconheço que as bibliotecas mudam lentamente, e comprometo-me a trabalhar com meus colegas para tornar mais célere nossa capacidade de resposta à mudança.
  • Comprometo-me a ter coragem para propor novos serviços e novas formas de prestação de serviços, mesmo que alguns dos meus colegas sejam resistentes.
  • Eu apreciarei e excitação e o prazer das mudanças positivas e os partilharei com os colegas e usuários.
  • Abandonarei práticas anteriores, se, atualmente, houver uma maneira melhor de fazer as coisas, mesmo que essas práticas tenham parecido muito interessantes outrora.
  • Comprometo-me a ter uma abordagem experimental à mudança e a não temer o erro.
  • Comprometo-me  a não esperar que algum serviço esteja perfeito antes de lançá-lo, mas aperfeiçoá-lo com base no feedback do usuário.
  • Comprometo-me a não temer o Google ou outros serviços similares, mas  aproveitá-los para beneficiar os usuários em conjunto com os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca.
  • Não vou exigir que os usuários vejam as coisas na perspectiva dos bibliotecários, mas sim moldar os serviços para refletir as preferências e expectativas dos usuários.
  • Comprometo-me a estar disponível para ir onde estão os usuários, não só online, mas também em espaços físicos.
  • Comprometo-me a criar, na web, sites abertos que permitam aos usuários, juntamente com os bibliotecários, contribuir com conteúdos para reforçar a sua experiência de aprendizagem e prestar auxílio aos seus pares.
  • Comprometo-me a lutar por um catálogo aberto que forneça dados personalizados e interativos que os usuários esperam encontrar em ambientes de informação online.
  • Comprometo-me a incentivar a criação de blogs pela equipe da minha biblioteca.
  • Comprometo-me a validar, através das minhas ações, o papel profissional, vital e relevante dos bibliotecários, em qualquer tipo de cultura de informação que seja desenvolvida.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário