, Bibliothings: Real Gabinete Português de Leitura entra na lista das bibliotecas mais bonitas do mundo
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 29 de julho de 2014

Real Gabinete Português de Leitura entra na lista das bibliotecas mais bonitas do mundo


O Real Gabinete Português de Leitura, que reúne o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal, entrou na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo. A seleção, feita pela revista Time, inclui edifícios históricos como a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin; a biblioteca de Alexandria, no Egito; ou a famosa biblioteca pública de Nova York.

O Gabinete Real, que fica no Centro do Rio, aparece na quarta posição, atrás da George Peabody Library, que fica na universidade Johns Hopkin; a biblioteca real de Copanhegue; e Clementinum, em Praga. A lista cita a construção no estilo neo manuelino, com uma sala de leitura que lembra uma catedral e as paredes cobertas de livros, além das esculturas de exploradores portugueses na faixada do prédio, como Vasco da Gama e Pedro Alváres Cabral.


O prédio da biblioteca foi construído em 1887. Livros raros da Europa e do Brasil Colônia são os destaques da coleção do Gabinete Real Português de Leitura. Entre as 350 mil obras disponíveis, está inclusive um exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas" (1572), de Luis de Camões, que pertenceu à Companhia de Jesus.


Fundado para promover a instrução e melhorar o nível de conhecimento dos portugueses que chegavam ao Brasil, o Gabinete de Leitura vive do pagamento mensal de seus sócios. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Rua Luís de Camões 30, no Centro.


Fonte: Yahoo.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário