, Bibliothings: IBICT agora é membro do DSpace
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IBICT agora é membro do DSpace


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) agora faz parte da seleta comunidade de membros do Dspace, software livre criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Libraries para desenvolvimento de repositórios digitais e um dos mais utilizados no mundo. Além do IBICT e MIT, a Texas Digital Library também faz parte da comunidade de membros.


Repositórios digitais são bases de dados on-line que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática, armazenando arquivos de diversos formatos. Uma das vantagens é proporcionar maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitar a preservação da memória científica da instituição. No Brasil, o DSpace é utilizado por dezenas de entidades públicas e privadas, entre as quais a USP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fiocruz, Superior Tribunal de Justiça, Senado Federal, Ipea, Escola Nacional de Administração Pública e outros.

O coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do IBICT, Milton Shintaku, explica que, como membro do DSpace, o Instituto vai poder coletar subsídios junto a todos os que utilizam o software no Brasil e levar aos criadores para que sejam incorporados ao software. “O IBICT vai poder agora participar das decisões do DSpace e dar voz a todos os repositórios que usam esse software. Além disso, o IBICT se coloca na comunidade internacional como um líder no uso do DSpace, garantindo maior visibilidade internacional ao Instituto”, afirmou Shintaku.


Fonte: IBICT.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário