, Bibliothings: Cinco incêndios de bibliotecas no mundo
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

terça-feira, 31 de março de 2015

Cinco incêndios de bibliotecas no mundo




Alexandria, 48 a.C.

O incêncio na Grande Biblioteca de Alexandria ocorreu durante a invasão romana e é considerado até hoje um exemplo mítico da destruição de livros. Estima-se que foram queimados entre 40 mil e um milhão de documentos.







Granada, em 1501

Durante os primeiros conflitos com os mulçumanos, o cardeal Cisnero, inquisidor de Castilha, ordenou a queima de milhares de livros islâmicos. No dia 12 de outubro do mesmo ano, foi criada uma lei que obrigava a queima de todos os livros islâmicos na região.




Louvain, em 1914

Soldados alemães queimaram a Biblioteca da Universidade Católica de Louvain pela primeira vez durante a Primeira Guerra. Depois de reconstruída, a biblioteca foi atacada pelos alemães novamente em 1940, durante a Segunda Guerra.





Chile, 1973

Depois do golpe militar, vários livros considerados subversidos foram queimados com o objetivo de acabar com as ideologias marxistas no país.




Mossul, 2015

Militantes do Estado Islâmico colocaram fogo na biblioteca pública de Mossul e queimaram pelo menos 8 mil livros e manuscritos raros no último domingo. Segundo testemunhas, eles fizeram uma fogueira com livros culturais e científicos e levaram embora livros infantis e religiosos.


Fonte: O Globo.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário