Mark Zuckerberg acaba de criar um clube de leitura virtual, que funcionará pelo Facebook. Como sua resolução de ano novo, o fundador da rede social mais utilizada do planeta prometeu que lerá um livro a cada duas semanas e convidou pessoas de todo o mundo para se unirem a ele.
Zuckerberg é conhecido por suas resoluções de fim de ano exóticas, e 2015 será o “ano dos livros”, segundo o bilionário. Dois anos atrás, ele se lançou o desafio de conhecer uma pessoa nova por dia. Ano passado, tentou escrever, diariamente, uma nota de agradecimento.
A página “A year of books” (um ano de livros, em tradução livre) foi criada neste sábado no Facebook para ser uma espécie de fórum de discussão dos livros propostos. Nas primeiras 24 horas de funcionamento, mais de 62 mil pessoas já se inscreveram nela.
“Nós leremos um livro a cada duas semanas e o discutiremos aqui. Os livros vão dar destaque à aprendizagem de novas culturas, crenças, histórias e tecnologias”, diz a descrição da comunidade virtual.
O objetivo da página é sugerir livros que suscitem diálogos sobre diversos assuntos e culturas. A Bíblia e o Alcorão são as sugestões mais populares até agora, entre centenas de outros títulos.
O primeiro livro escolhido é “O fim do poder”, do venezuelano Moisés Naím, ex-editor da revista americana “Foreign Policy” e autor de mais de dez livros sobre economia e política internacional. O livro publicado em março de 2013, de 300 páginas, discute as mudanças pelas quais o mundo vem passando desde meados do século XX e procura explicar por que o poder é hoje tão transitório, examinando o papel das novas tecnologias.
“Por favor, só participe das discussões se você realmente leu os livros e tem ideias interessantes a acrescentar. O grupo será moderado para que se mantenha focado”, pede a administração da comunidade virtual.
Fonte: O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário