Nas areias brancas de uma isolada praia na cidade de Qinhuangdao, leste da China, agora tem uma biblioteca pública. O projeto, do estúdio chinês Vector Architects, é uma quebra de paradigma. Bem estranho para nós que estamos acostumados com praias cheias de quiosques de bebidas, lanches e aluguéis de cadeiras.
De concreto e vidro, a biblioteca privilegia a visão interna toda para a paisagem marítima. De quebra, utiliza toda a luz natural como forma de iluminar os ambientes.
Parece realmente interessante sentar por ali ao som das ondas e escolher um companheiro literário junto à calmaria do ambiente. Como forma de criar um espaço relaxante, silencioso e isolado, carros também não chegam até o prédio. Como a biblioteca está na beira da praia, apenas o acesso a pé é permitido.
A biblioteca tem salas de leitura, estudos e meditação, prateleiras com obras de estilos variados e um bar. O local, além de um centro de tranquilidade, se tornou também uma atração turística local. Confira como ficou o projeto na galeria abaixo:
Via La Parola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário