, Bibliothings: UnB homenageia, com o título de professor emérito, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UnB homenageia, com o título de professor emérito, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda

A professora Elmira Simeão, ao lado do mestre Antonio Miranda: "Ele reconhece o potencial das pessoas"

Aos 74 anos, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda recebeu a maior honraria que a Universidade de Brasília (UnB) pode conceder: o título de professor emérito. A homenagem ocorreu nesta quarta-feira, 26/11, no Auditório da Reitoria. “Eu não esperava receber esse título e, para mim, ele vem mais como um carinho”, diz. Ele é o terceiro docente da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB) a ser condecorado. Antes dele, Rubens Borba de Moraes — primeiro a ganhar o título de professor emérito da UnB — e Edson Nery da Fonseca foram consagrados, respectivamente, em 1972 e em 1995. “É um título honorífico e um reconhecimento raro, que homenageia o trabalho de uma vida inteira”, explica Elmira Simeão, diretora da FCI/UnB. Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade de São Paulo (USP) e de outras instituições de ensino vieram a Brasília para prestigiar Antonio Miranda na Reitoria.


Estudioso da ciência da informação, com ênfase em planejamento de sistemas de informação, ele atuou principalmente em alfabetização e inclusão digital, acesso à informação, sociedade da informação, sistemas de informação e comunicação científica. O fato de ser o criador da comutação bibliográfica no Brasil o torna ainda mais relevante para a área. Enquanto trabalhava na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi o responsável por institucionalizar o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) — que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

Ao Distrito Federal, deu uma grande contribuição: foi o primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, onde atuou entre 2007 e 2011, e a vocacionou para novos tipos de registro do conhecimento. “Tenho uma linha híbrida de pesquisa em animaverbivocovisualidade, que amalgama a convergência tecnológica misturando voz, imagem, texto, vídeo, animação… E isso eu trouxe para a biblioteca, unindo todos os meios de registro do conhecimento com as novas tecnologias.”

Na Universidade de Brasília, realiza-se com aulas, orientações e pesquisa. “Adoro dar aula para a garotada. Gosto de ver jovens sem decisão concreta e trazê-los para o mundo do conhecimento”, revela. “Na pós-graduação, aprendo e estudo com os alunos. Tenho o prazer de escolher alunos que querem pesquisar minhas áreas de interesse para orientar e, assim, aprendo contantemente. O professor está aqui para aprender também”, garante o docente aposentado. “Tenho boa saúde e estou ótimo. Eu não me vejo como velho e pretendo continuar ajudando a universidade até morrer.”


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário