, Bibliothings: Cengage Learning leva biblioteca Oliveira Lima ao CBBD, um dos principais eventos de bibliotecários do Brasil
Bibliothings

Aqui você se informa sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Postagens recentes

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cengage Learning leva biblioteca Oliveira Lima ao CBBD, um dos principais eventos de bibliotecários do Brasil


Brasil, São Paulo - 16 de julho de 2015 – A biblioteca Oliveira Lima ou Oliveira Lima Library (OLL), uma das mais raras e exclusivas coleções de materiais luso-brasileiros, é a principal novidade que será apresentada pela Cengage Learning no XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015 (CBBD), um dos principais encontros do Brasil voltado a bibliotecários. Além da OLL, a empresa leva ao evento outras quatro plataformas: Gale Virtual Reference Library (GVRL), Business Insights Global, Academic One File e Cengage Digital Library (CDL).
No final de 2014 a Cengage Learning adquiriu os direitos de digitalizar os panfletos da OLL, que estavam disponíveis apenas na Universidade Católica da América, em Washington (EUA). Os conteúdos abrangem temas da história luso-brasileira como colonialismo, período de independência do Brasil, escravatura e abolição, igreja católica, povos indígenas, imigração, ecologia, agricultura, desenvolvimento econômico, medicina e saúde pública, relações internacionais e literatura brasileira e portuguesa.

Disponibilizar conteúdos por meio de bibliotecas digitais é uma forma de tornar a aprendizagem mais interessante para estudantes habituados com a tecnologia. “A nova geração fica mais disposta a se engajar nos estudos ao realizar atividades em ambientes digitais. Essas plataformas reúnem informações para pesquisas da pré-escola ao pré-vestibular”, ressalta Eduardo Monaco, Gerente de Soluções Educacionais da Cengage Learning.

Com as bibliotecas digitais, além dos conteúdos para pesquisas e estudos, as instituições podem administrar empréstimos e devoluções de e-Books a seus usuários por meio de computadores, smartphones ou tablets. Esse tipo de plataforma possibilita o empréstimo de capítulos (e-chapter), disponível para alguns títulos do portfólio, de acordo com as necessidades dos leitores. A vantagem é que além de funcionar ininterruptamente, são atendidos mais alunos e professores de uma só vez em comparação a uma biblioteca tradicional.

Serviço:
XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015 (CBBD)
Data: 21 a 24 de julho
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo/SP


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário